A morte da atriz transexual Jane di Castro foi lamentada por inúmeros famosos nas redes sociais.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Aos 73 anos, a artista sucumbiu a um câncer no fígado, no Rio de Janeiro, na sexta-feira 23.
Jane, que começou a carreira em 1966, foi uma das pioneiras dos palcos dentre artistas transformistas e transexuais.
Mais
>>> Morre, no Rio, o ícone trans Jane di Castro
>>> Jane di Castro: Jornal Nacional é acusado de transfobia
No Facebook, o ator Miguel Falabella escreveu: "Querida Jane, você vai fazer muita falta. Vou guardar comigo sua alegria, seu comprometimento e sua coragem de ser quem você resolveu ser quando direitos civis eram inexistentes. Sua breve passagem por Pé na Cova foi luminosa. Espero que Rogéria tenha ido esperá-la nos portões da eternidade."
O ator Silvero Pereira, que contracenou com Jane na novela A Força do Querer (2017) postou foto com ela no Twitter e escreveu: "Jane di Castro, divina diva, obrigado por sua luta, história e arte".
Jane de Castro
— Silvero (@silveropereira) October 23, 2020
Divina Diva
Obg por sua luta, história e arte pic.twitter.com/vSgGbrh5L5
O deputado distrital Fábio Felix (Psol), único parlamentar abertamente gay do Distrito Federal, homenageou a artista também no Twitter, postando vídeo de uma fala de Jane na Câmara dos Deputados.
"Uma das artistas mais icônicas do nosso país nos deixou. Jane di Castro sempre foi grande na luta transgenere, LGBTI+ e também na luta democrática. Obrigado por ter nos fortalecido! Seguiremos resistindo por aqui em respeito à memória de todas e todos que nos antecederam", escreveu.
Uma das artistas mais icônicas do nosso país nos deixou. Jane di Castro sempre foi grande na luta transgenere, LGBTI+ e também na luta democrática. Obrigado por ter nos fortalecido! Seguiremos resistindo por aqui em respeito à memória de todas e todos que nos antecederam. pic.twitter.com/CaL8or9sXu
— Fábio Felix ??? (@fabiofelixdf) October 23, 2020
Já Aguinaldo Silva prestou homenagem à artista do seu jeito, tratando "o amigo" pelo pronome masculino.
"Jane di Castro: um grande artista, um batalhador, um sobrevivente de muitas lutas e muitos sofrimentos, alguém que nunca se curvou ao vitimismo e sempre foi uma pessoa otimista, hoje se foi. Meu querido de nossa quase infância e juventude: não digo adeus, apenas até logo", escreveu Aguinaldo.
Jane di Castro: um grande artista, um batalhador, um sobrevivente de muitas lutas e muitos sofrimentos, alguém que nunca se curvou ao vitimismo e sempre foi uma pessoa otimista, hoje se foi. Meu querido de nossa quase infância e juventude: não digo adeus, apenas até logo. pic.twitter.com/jb0p8kx1FF
— aguinaldo silva (@aguinaldaosilva) October 23, 2020
Isabelita dos Patins, uma das drag queens mais conhecidas do País, também rendeu tributo à diva dos palcos.
"Hoje é um dia muito triste: perdemos a maravilhosa @janedicastro, agora ela brilhará no céu. Descanse em paz minha querida amiga", escreveu.