Intérprete de um dos gays mais famosos das séries de TV, Doug Savant explicou o porquê dele nunca ter reverberado na imprensa, na época, que é hétero.
"Quando estávamos filmando os trailers para o programa, eu disse a Sam, nossa publicitária, 'Você se importa em falar sobre como vamos lidar com isso daqui para frente, eu fazer um personagem gay?", comentou Savant, no podcast Still the Place.
O ator viveu por seis temporadas, entre 1993 e 1999, na série Melrose Place, o jovem Matt Fielding, um dos primeiros abertamente homossexuais da TV estadunidense.
"Eu sabia que era excepcional e pensei que as pessoas se interessariam. Mas ela disse, 'Bem, não, não é algo importante. Você é um ator, você está apenas interpretando um personagem.' E eu disse, 'Oh, claramente ela não entende'."
Savant relata saber da importância de representar o único gay nas telas no ano em que ele entrou para a série.
"Eu saía e me perguntavam, de todas as maneiras possíveis, se eu era hétero ou gay. E eu então dizia: 'Bem, é interessante, só que essa é a suposição... Ninguém perguntou a Andrew Shue, 'Você está interpretando Billy, isso significa que você é hétero?'. Então, quando perguntavam 'O que você tem em comum com o personagem?' Eu dizia: 'Bem, temos a mesma altura e ambos temos senso de humor'."
Savant sente que os produtores e responsáveis pelo programa pensaram que "seria de alguma forma mais aceitável para o público estadunidense se pudessem aproveitar a realidade de que eu era realmente um homem hétero. E eu pensei que isso era moralmente repreensível... Eu simplesmente não conseguia me convencer moralmente a dizer: 'Vou trabalhar e vou interpretar esse personagem, mas devo me distanciar disso'. Minha intenção com Matt era dizer que ele é seu filho, seu irmão, seu amigo. Ele é qualquer homem, seu vizinho. Ele é um cara normal que por acaso é gay."
Apesar dos roteiristas desenvolverem pouco a vida amorosa de Matt, o personagem chamou atenção ao passar por perrengues, tais como discriminação no trabalho e violência física na rua por ser homossexual.
O ator de 60 anos é casado com a atriz Laura Leighton desde 1998.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.