Um dos maiores nomes masculinos do balé mundial, o brasileiro Marcelo Gomes pediu demissão do importante American Ballet Theater (ABT), na qual era a principal estrela.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
O motivo foi acusação de má conduta sexual por parte de Gomes que chegou à companhia. "Sábado passado, o ABT foi informado de uma acusação altamente preocupante de má conduta sexual pelo Sr. Gomes, que ocorreu aproximadamente oito anos atrás", disse o presidente do conselho de administração da companhia, Andrew F. Barth, em uma declaração por e-mail ao The New York Times.
A mensagem segue afirmando que a instituição iniciou investigação independente conduzida pelo escritório de advocacia Cahill Gordon & Reindel L.L.P. e que nesse meio tempo Marcelo renunciou.
O presidente do conselho explica que a acusação não envolve membros atuais nem anteriores do American Ballet Theater e não estava relacionada com "deveres do emprego" de Gomes com a companhia.
A porta-voz do bailarino disse que este é um momento de reflexão para ele. "Ele está gratificado e fortalecido pelo apoio que recebeu de familiares, amigos e colegas. Não temos mais comentários neste momento".
Nascido em Manaus, Marcelo tem 38 anos e começou a dançar no Rio de Janeiro. Em 1997, aos 18 anos, foi convidado a integrar o corpo de balé do ABT, sediado em Nova York (EUA), e virou bailarino principal da companhia em 2002. No ano seguinte, o bailarino assumi-se gay na capa da revista norte-americana The Advocate. Ele tem um relacionamento de muitos anos com o coreógrafo e professor de dança Nick Palmquist.