Entre 1º de março e 1º de junho, o coletivo Zeles Drags ministrará curso de drag queen chamado "Quem vê glamour, não vê o corre".
Inteiramente gratuita, a iniciativa com duração de três meses oferecerá bolsa-auxílio no valor de R$ 500 para os participantes que tiverem 100% de frequência.
As aulas serão ministradas às terças, quintas e sábados, de 13h às 18h, no teatro da Escola Estadual Professora Maria Augusta de Ávila, na Vila Nhocuné, zona leste.
O curso se dividirá em três módulos: técnicas de customização, de dança e de maquiagem. À frente do projeto está Régis Machado, que dá vida à drag queen Xênia Star.
O artista ressalta que não se trata de ensinar apenas maquiagem, dança ou costura. O curso pretende servir como um provocador. Ele lembra que a drag queen, hoje, pode ir além do entretenimento.
"A drag acaba servindo de referência para muitos jovens que sofrem discriminação no seu dia-a-dia", diz.
A proposta é abrir espaço para evidenciar realidades e desconstruir preconceitos e estereótipos vinculados às pessoas LGBT, fomentando a livre expressão de diferenças, o espaço de diálogo, o respeito e a transformação social.
Maquiador profissional, o professor João Neto afirma: "Dentro do curso, os participantes são provocados a trabalhar questões internas, como sonhos e medos, e a externalizá-las por meio da criação de seus personagens."
Estão aptas a participar pessoas a partir de 16 anos (menores de 18 anos necessitam de autorização dos pais). As vagas são limitadas a 10 bolsistas.
O projeto tem apoio do Programa de Ação Cultural de São Paulo (Proac-SP), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Mais informações pelo telefone 11 98316-4367.