A drag queen Minima Gesté foi uma das pessoas escolhidas para carregar a tocha olímpica nos Jogos Olímpicos de Paris.
"Ter uma drag queen carregando a tocha - e talvez caindo, espere e verá! - é uma enorme fonte de orgulho", disse a artista de 33 anos que costuma usar saltos de 25 centímetros.
"Uma das mensagens que quero levar é o orgulho da minha comunidade porque há 10 anos ter uma drag queen carregando a tocha seria inimaginável”, acrescentou.
Gesté será uma das centenas de pessoas que conduzirão o símbolo da Olímpiada, entre os dias 14 e 15 de julho. A competição vai de 26 de julho a 11 de agosto na capital francesa.
O anúncio, no entanto, também gerou ataques. A política de extrema-direita Marion Marechal chamou as performances da drag queen de "hiperssexualizadas" e "particularmente vulgares".
"Não creio que seja uma boa forma de representar a França perante o mundo", afirmou Marechal ao canal TF1, na quinta-feira 2.
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, saiu em defesa da artista. "Reafirmo meu total apoio a ela", disse.
"Estou orgulhosa e, sim, Paris está orgulhosa de que uma drag queen carregue a tocha e os valores da paz e da humanidade”, acrescentou.
Hidalgo lamentou insultos homofóbicos e transfóbicos proferidos contra Gesté e afirmou que o governo ampará a drag caso ela vá à Justiça contra os responsáveis.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.