Vida e obra de Alair Gomes são temas de peça que estreia em SP

Edwin Luisi vive o fotógrafo que ficou famoso ao retratar a beleza masculina no Rio

Publicado em 05/10/2017
Alair Gomes: vida de famoso fotógrafo gay é retratada em peça com Edwin Luisi e Raphael Sander no Teatro Nair Bello
Edwin Luisi estrela espetáculo sobre Alair Gomes. Foto: Elisa Mendes

Um dos nomes mais importantes da arte homoerótica brasileira, Alair Gomes tem sua vida e obra revisitada no espetáculo Alair, que estreia nesta sexta-feira 6 em São Paulo.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

No palco, Edwin Luisi - comemorando 45 anos de carreira - dá vida ao artista. A ação se passa em três épocas distintas. Nos anos 1990, já perto de sua morte, o fotógrafo recebe em seu apartamento/estúdio um jovem para uma sessão de fotos. Do encontro, surgem várias lembranças e pensamentos de Alair sobre amor, arte, beleza e morte.

Duas épocas, em especial, vêm à sua mente: os anos 1950, quando jovem, período em que se apaixonou intensamente por um militar; e os anos 1980, quando fez uma viagem à Europa que viria a se tornar a obra A New Sentimental Journey.

"Nesta montagem, prezo pelo essencial, o mínimo necessário para transitar entre distintos planos, épocas, geografias e lugares por onde Alair passou e viveu, a partir de seu diário-livro, um manifesto homoerótico, cheio de questões a respeito da arte, da convivência e do amor. Uma cena aberta ao humano, revelado a cada digressão, cada arroubo apaixonado ou enfrentamento", explica o diretor Cesar Augusto.

Raphael Sander e André Rosa, que acompanham Luisi no palco, dão vida a diferentes personagens da história do fotógrafo, e também recriam, ao longo do espetáculo, imagens icônicas de suas fotos - as poses e movimentos dos rapazes captados pela câmera de Alair. 

O autor Gustavo Pinheiro pesquisou durante meses as fotos e os diários de Alair Gomes na Biblioteca Nacional: "O Alair teve o cuidado de documentar não apenas todo o seu pensamento intelectual, mas também os pequenos fatos do dia a dia, aparentemente corriqueiros, mas que retratam uma época e uma existência. É um material riquíssimo e que merece ser mais conhecido, por abordar temas ainda atualíssimos, como preconceito e liberdade", afirma.

Grande parte da obra de Alair - retratos da beleza masculina na praia ou na orla - foi tirada da janela de seu apartamento em Ipanema, na Zona Sul carioca. Ele também fez imagens do carnaval da cidade.

Alair fica em cartaz de sexta a domingo no Teatro Nair Bello até 5 de novembro. Mais informações - como horários e valores - você tem em nossa Agenda clicando aqui.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.