O fim do relacionamento entre dois homens é o mote do espetáculo Textos Cruéis Demais - Quando o Amor Te Vira pelo Avesso, que estreia nesta sexta-feira 3 em São Paulo.
A história fala de Pedro (Edmundo Vitor), que tenta se reerguer após fim do tórrido envolvimento com Fábio (Felipe Barreto).
O espetáculo - com texto e direção de Carlos Jardim - é livremente inspirado no best seller Textos Cruéis Demais para Serem Lidos Rapidamente, de Igor Pires, que vendeu mais de meio milhão de cópias.
"Li uma reportagem sobre o livro e achei muito interessante que um jovem de vinte e poucos anos tivesse escrito histórias de amor tão intensas e ainda em forma de poesia. Logo percebi a força daqueles sentimentos, e como isso poderia ficar forte no palco", explica Jardim, que estreia na direção teatral após assinar roteiro e direção do documentário Maria - Ninguém Sabe Quem Sou Eu, sobre a cantora Maria Bethânia.
Ainda que a história contada na peça seja um retrato dos relacionamentos atuais da juventude, os sentimentos que movem Pedro são atemporais. Devastado com o término de um turbulento relacionamento, ele relembra seus momentos com Fábio e compartilha uma série de confissões, dores, reflexões e lembranças com a plateia. Em alguns momentos, empunha o violão e também apresenta canções inéditas, compostas especialmente para o espetáculo.
Quando Jardim leu o livro, percebeu que o texto era muito sonoro, e logo veio a ideia de ter música na peça. As composições são uma parceria dele com Liliane Secco - conhecida musicista e presente no universo teatral -, que elaborou os arranjos e a direção musical da peça. Igor Pires entra como parceiro em duas músicas.
Como frisa o diretor, a atual montagem não é um musical, mas uma peça com música, em que os números ajudam a contar mais sobre os personagens e suas emoções. "Igor foi incrível, me deu total liberdade para adaptar a história", lembra Jardim.
Uma das grandes diferenças será a presença do ex-namorado do personagem em cena. "O livro me pareceu um grande desabafo do Igor depois de ser deixado pelo namorado. Mas só o Igor tem voz na narrativa. Fiquei imaginando quem seria a pessoa que motivou tanta dor e tantos poemas lindos! Criei então o outro personagem, que não existe no livro", conta o diretor.
Textos Cruéis Demais - Quando o Amor Te Vira pelo Avesso faz temporada de sexta a domingo, até 26 de março, no Teatro Sérgio Cardoso.Mais informações sobre o espetáculo você tem em nossa Agenda clicando aqui.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.