Registro histórico, a coletânea Poesia Gay Brasileira será lançada nesta sexta-feira 8 na Galeria Olido.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A antologia merece ser comemorada: ela reúne 130 poemas de 44 autores que trataram da homossexualidade em suas obras, do século 19 aos dias de hoje.
Estão presentes no livro grandes nomes como Carlos Drummond de Andrade, Hilda Hilst, Mário de Andrade, Vange Leonel, Antonio Cícero e Caio Fernando Abreu.
A iniciativa partiu da pesquisadora belo-horizontina Amanda Machado e da jornalista paulistana Marina Moura, que realizaram ampla pesquisa ao levantar e resgatar poemas de escritores brasileiros desde 1850. A seleção inclui até mesmo poemas inéditos de Roberto Piva, Glauco Mattoso e Walmir Ayala.
O deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ), nossa principal voz na Câmara dos Deputados, assina o prefácio do livro. A escritora, doutora em teoria literária e tradutora gaúcha Natalia Borges Polesso, que levou o Prêmio Jabuti em 2016 com o livro de contos Amora, subscreve a orelha da obra.
Na noite de autógrafos, nesta sexta, estarão presentes, além das autoras, alguns dos escritores, como Glauco Mattoso e Angélica Freitas, e o público poderá subir em um pequeno palco para declamar poemas que tratem da homossexualidade.
O projeto também se desdobra em entrevistas em vídeo com os autores que falaram sobre o tema em suas obras, refletindo sobre a existência e importância de uma literatura gay no País, e que podem ser acessada na página do livro no Facebook.
Mais informações sobre o lançamento você tem em nossa Agenda clicando aqui.