Oficina gratuita abordará livros LGBT que viraram filmes

Cinema e Literatura LGBT será ministrada por Alexandre Rabelo e Lufe Steffen no Sesc Santana

Publicado em 24/04/2017
Alexandre Rabello e Lufe Steffen ministrarão oficina sobre cinema e literatura LGBT
Aulas serão dadas entre 9 e 19 de maio

A partir de 9 de maio o Sesc Santana recebe a oficina Cinema e Literatura LGBT, que será ministrada por Alexandre Rabelo e Lufe Steffen.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Gratuita, a oficina analisará 16 obras literárias ou teatrais de temática arco-íris que foram adaptadas para o cinema nos últimos 60 anos.

Dentre os filmes analisados, estão longas de várias épocas. De clássicos como Morte em Veneza (1971), Cabaret (1972) e Querelle (1982) a O Talentoso Ripley (1999). Longas mais recentes, tais como O Segredo de Brokeback Mountain (2005) e Azul é a Cor Mais Quente(2013) também serão discutidos.

"Sabemos que a arte tem uma importância fundamental na construção de identidades sociais, facilitando o empoderamento político de indivíduos vítimas de preconceito", explicam os organizadores.

"Propomos uma oficina que analise, em uma série de encontros, algumas adaptações clássicas, sempre discutindo as diferenças entre as linguagens, apontando as estratégias narrativas em cada uma delas, bem como problematizando os diferentes olhares que se formam nessa passagem da obra escrita para a obra filmada."

"O que pretendeu comunicar determinado escritor ou dramaturgo? Como os cineastas se apropriaram dessas questões para se comunicarem com os tempos modernos? Como aparecem as identidades sexuais e afetivas na obra original e na sua adaptação? Essas são algumas das perguntas que movem esta oficina, dedicada não só ao público LGBT, mas a todos os interessados nessa troca entre diferentes linguagens artísticas, em tempos de corpos políticos, desconstrução de identidade de gênero e afirmação de sexualidades empoderadas."

Alexandre é escritor, dramaturgo e roteirista. Publicou seu primeiro romance, Nicotina Zero (ed. Hoo), em 2015, e é autor do espetáculo Anatomia do Fauno, que fez apresentações concorridas na cidade em 2015 e 2016. 

Lufe é cineasta, roteirista e jornalista. Ele passou por portais como Mix Brasil, A Capa, iG e Vírgula e é autor dos livros Tragam os Cavalos Dançantes (Dynamite Produções, 2008) e O Cinema Que Ousa Dizer Seu Nome (Ed. Giostri, 2016). Lufe também dirigiu os longas A Volta da Pauliceia Desvairada (2012) e São Paulo em Hi-Fi(2016).

Serão, ao todo, oito encontros, de terça a sexta-feira por duas semanas entre os dias 9 e 12 e 16 e 19 de maio. As aulas serão ministradas entre 19h30 e 21h30 e as inscrições devem ser feitas pessoalmente na Central de Atendimento do Sesc Santana até o dia 9. O endereço é Avenida Luiz Dumont Villares, 579, cerca de oito quadras da estação Ayrton Senna-Jardim São Paulo da linha 1-Azul do metrô.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.