Prestes a completar seis anos, o ataque à boate LGBT Pulse, nos Estados Unidos, inspirou o drama A Golondrina, que volta aos palcos de São Paulo nesta sexta-feira 3.
A trama mostra o encontro de um sobrevivente de uma chacina em um espaço LGBT, Ramón (Luciano Andrey), com a professora de canto Amélia (Tania Bondezan), que também teve sua vida marcada pelo fatídico evento.
Aos poucos, os personagens revelam suas histórias, que vão se entrelaçando como num quebra-cabeças.
Também responsável pela tradução do original de Guillem Clua, Tania falou do encanto pelo espetáculo.
"A obra me encantou de tal maneira que, enquanto lia o texto pela primeira vez, parecia que aquelas palavras cabiam na minha boca, como se eu tivesse vivido tudo aquilo. Foi amor à primeira vista", diz.
"Minha personagem Amélia, que, por coincidência, é o nome da minha mãe, é uma mulher severa e sofrida, sobrevivente de uma tragédia. A vida foi mais generosa comigo, mas somos ambas mães que amam e protegem suas crias, que tentam acertar e carregam culpa o tempo todo, o que nos aproxima. Representá-la é um exercício de mergulhar nas minhas emoções."
"O texto poderia se passar em qualquer grande cidade do mundo", pontua Luciano. "Os temas que ele trata – sem maniqueísmos – são absolutamente pertinentes ao momento atual. Expõe o ponto de vista completamente distinto de dois personagens sobre determinado fato, mas sem julgamentos. Ambos têm razão em suas questões."
Ele complementa: "Ao invés de assumir a posição de um deles, o autor propõe uma reflexão sobre a nossa capacidade de se colocar no lugar do outro e sermos empáticos, que acredito ser a chave para as mazelas humanas."
A Golondrina faz nova temporada na cidade, de sexta a domingo, agora no Teatro Fernando Torres, no Tatuapé, zona leste, até 31 de julho. Mais informações você tem em nossa Agenda.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits 2022 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.