A trajetória de colunas, fanzines, tabloides, jornais, revistas e portais dedicados à comunidade LGBT é resgatada no novo filme do diretor Lufe Steffen.
> Não perca as notícias mais quentes e exclusivas! Curta o Guia Gay no Instagram
O longa, que ainda não está com sua edição final, terá exibição-teste aberta ao público e entrada gratuita nesta sexta-feira 12 às 20h30 no Cine Satyros Bijou, na região central.
Em Uma Breve História da Imprensa LGBT+ no Brasil, o cineasta recupera momentos importantes da cultura dessa população, desde o lançamento do que é considerado o marco-zero da imprensa arco-íris, o fanzine carioca O Snob, em 1963.
O antológico Lampião da Esquina (1978-1981), criado por nomes como o autor de novelas e jornalista Aguinaldo Silva e o escritor e ativista João Silvério Trevisan, também recebe atenção no longa, que conta com entrevistas de idealizadores e imagens de inúmeras publicações.
Do histórico fanzine lésbico Chana com Chana - cujo veto de ser distribuído causou uma pequena revolução no Ferro's Bar em 1983, ao inovador portal Mix Brasil, passando por revistas que moldaram gerações, tais como Sui Generis e G Magazine, o filme é importante documento histórico da cultura LGBT nos últimos 60 anos.
Com 10 curtas-metragens de ficção no currículo - todos LGBT - Lufe já resgatou, em 2016, os primórdios da cena noturna paulistana em São Paulo em Hi-Fi, dentre outros destaques de sua filmografia.
A sessão-teste de Uma Breve História da Imprensa LGBT+ no Brasil será finalizada com um debate com o público. Mais informações aqui em nossa Agenda.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.