O drama Fratura, de Catherine Corsini, foi o vencedor da Queer Palm, prêmio para melhor produção de conteúdo LGBT do Festival de Cannes 2021.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
O anúncio dos vencedores foi feito no sábado 17.
Fratura se passa em um hospital que está em greve em meio a uma Paris envolta em convulsão social.
Julie (Marina Foïs) está terminando relacionamento de dez anos com Raf (Valeria Bruni Tedeschi), que não aceita o fim.
Quando Julie entra em uma manifestação para buscar o filho adolescente, Raf a segue, cai e quebra o cotovelo.
No hospital, Raf precisa conviver com o caminhoneiro Yann (Pio Marmaï), que estava no meio da confusão e teve a perna ferida por estilhaços após a polícia abrir fogo contra os manifestantes.
Outros três dos cinco filmes com conteúdo LGBT da seleção oficial do festival também tinham relacionamentos lésbicos: Benedetta, de Paul Verhoeven; Compartimento Nº 6, de Juho Kuosmanen; e Paris 13º Distrito, de Jacques Audiard.
A Queer Palm é entregue desde de 2010. Alguns dos vencedores são Estranho no Lago (2013), Carol (2015) e Retrato de uma Jovem em Chamas (2019).
A Palma de Ouro de melhor filme foi para Titane, de Julia Ducournau, a segunda mulher a vencer o prêmio principal em 74 edições do festival.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits - 2021 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do pop, eletrônico e MPB do ano.