Boa pedida para se aprofundar na cinematografia LGBT é o Curso de Cinema Queer On-line que será ministrado por Lufe Steffen e Bruno Carmelo a partir do próximo dia 6.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Promovido pelo Instituto de Cinema, o curso em nada difere das aulas presenciais: ele é realizado ao vivo com interação entre alunos e professor, com chat privado e coletivo.
Steffen aborda o Cinema Queer Brasileiro, desde uma solitária produção LGBT registrada na década de 1920 às chanchadas dos anos 1940 e 1950 e os personagens multifacetados de Nelson Rodrigues e Plínio Marcos.
Da caricatura e dos estereótipos às abordagens mais realistas, as associações com a marginalidade e a violência perpassam obras abordadas neste módulo, que chega aos dias atuais, ao falar de longas como o memorável documentário Divinas Divas (2017).
O panamora internacional fica a cargo de Carmelo no módulo Cinema Queer Mundial. Os alunos conhecerão produções dos anos 1910, 1920 e 1930 que já tocavam na temática até chegar em Hollywood, em filmes de grande orçamento, como Lawrence da Arábia (1962).
O viés independente da sétima arte, por nomes como Andy Warhol e John Waters, claro, também está presente no curso, que passa pelo movimento hippie, o auge da epidemia da aids nos 1980, importantes documetários, como Paris is Burning (1990) e a consagração no Oscar na última década.
Ao todo, são oito encontros com 16 horas de aula, sempre às segundas e quartas, de 19h às 21h. Aulas perdidas podem ser repostas e há um canal por WhatsApp para tiragem de dúvidas e todo o suporte necessário aos alunos.
Mais informações e matrículas você pode encontrar/fazer na página do curso clicando aqui.