Filmes e diretores LGBT que marcaram época e cravaram seus nomes na história da sétima arte são o foco do curso Cinema Queer: um Panorama Histórico.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Ministradas pelo jornalista, escritor e cineasta Lufe Steffen, as aulas serão realizadas entre 11 e 19 de junho, às terças e quartas, das 15h às 18h, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, na Bela Vista, região central.
O curso pretende traçar uma linha do tempo cronológica desde o século passado até os dias de hoje. Serão debatidos diversos filmes, incluindo a exibição de trechos que se tornaram simbólicos na história do cinema LGBT.
Inúmeras nacionalidades serão abordadas. "Do cinema alemão, um diretor abordado é o Rainer Werner Fassbinder. Da Espanha, claro, Pedro Almodóvar", adianta Steffen ao Guia Gay São Paulo.
O cineasta lembra que serão comentados também filmes obscuros de países como Dinamarca, Suécia e Filipinas. "Das Filipinas, abordarei Lino Brocka, cineasta gay de lá, já falecido, e que tem uma obra bem interessante", explica Steffen.
"De Hollywood, muitas coisas serão citadas, desde clássicos como Juventude Transviada até coisas mais gays mesmo como Os Rapazes da Banda."
No cardápio do curso ainda estão produções que discutem identidade de gênero, como Hedwig: Rock, Amor e Traição e Paris Is Burning, além da temática lésbica.
Steffen é um grande conhecedor do assunto. Ele já lançou livros como O Cinema que Ousa Dizer Seu Nome, sobre novos cineastas LGBT brasileiros, e filmes como São Paulo em Hi-Fi, que recupera o início da cena noturna LGBT paulistana, entre as décadas de 1950 e 1990.
O curso custa entre R$ 18 e R$ 60 e as inscrições podem ser feitas por meio do site do Sesc, até um dia antes de começarem as aulas, clicando aqui.