A vida de uma família que pouco se entende e se comunica vira de cabeça para baixo quando um conhece o vizinho Sasha, um crossdresser.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Este é o mote do espetáculo A Porta da Frente, que estreia neste sábado no Teatro Renaissance, em São Paulo.
Lenita (Sandra Pêra) e Rui (Roney Facchini) têm um casamento morno. Ambos estão frustrados com a relação, mas não conseguem fazer nada para que a situação melhore.
Eles são pais de um casal de gêmeos (vividos por Greta Antonie e Bruno Sigrist), que não recebem nenhuma atenção. A mais lúcida da casa é Dona Marilu (Miriam Mehler), mãe de Lenita.
A família passa a se incomodar com o barulho vindo do apartamento da frente, já que Sacha (Fabiano Medeiros) é professor de canto, e tão pouco sabem lidar com a aparência feminina dele.
"Sinto um fascínio pelo crossdressing, um questionamento, uma mudança de ponto de vista: o Sasha ilumina cantos escuros e sacode as juntas enferrujadas daquela família", conta a autora Julia Spadaccini.
O texto venceu os prêmios Shell do Rio de Janeiro e Fita em 2013 e aborda a relação que cada membro da família cria com o vizinho.
"Queria falar da intolerância, da limitação", continua Julia. "O crossdresser é um personagem indecifrável. Li uma matéria que uma mulher descobriu que o marido era e quis se separar, mas depois voltou. Há uma falta de cuidado nas pessoas no olhar com o outro."
"A Julia foi muito feliz na carpintaria desse texto", analisa o diretor da montagem, Marcelo Varzea. "O público cai no colo dos carismáticos e preconceituosos personagens. Entretenimento e poderosa reflexão. Trabalhar com esses atores e descobrir todas essas cores propostas pela autora tem sido apaixonante."
O espetáculo produzido por Selma Morente e Célia Forte faz temporada aos sábados e domingos até 9 de setembro. Mais informações você tem em nossa Agenda clicando aqui.