Com texto poderoso sobre HIV, 'Pobre Super-Homem' reestreia em SP

Espetáculo adaptado e dirigido por Jean Mendonça faz curta temporada na SP Escola de Teatro

Publicado em 11/06/2017
Pobre Super-Homem com Rodrigo Schorts e Fernando Benicchio fala de amor gay, transexualidade e HIV
Fernando Benicchio e Rodrigo Schorts em cena do espetáculo. Foto: Divulgação

Com montagens celebradas em várias partes do mundo, Pobre Super-Homem - Avesso do Herói reestreia neste domingo 11 em São Paulo.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Escrita pelo canadense Brad Fraser, a peça ganhou releitura por Jean Mendonça, que se inspirou na obra de Caio Fernando Abreu e em fotografias do livro Flexões, um Estudo sobre a Sexualidade Plural, de André Martins e João Zambom.

A história trata de uma noite na vida de vários amigos que se cruzam. David (Fernando Benicchio) é um artista plástico em crise criativa que volta a trabalhar como garçom; Shannon (Ricardo Almeida) é uma transexual soropositiva que quer fazer cirurgia de redesignação sexual; e a jornalista Kryla (Luiza Lio), amiga dos dois, está tentando entender as relações humanas.

Ainda há os proprietários do restaurante onde David trabalha, Violet (Keila Ribeiro) e Matt (Rodrigo Schorts), e Benita (Renata Peron), que participam da história.

Benicchio, que além de protagonizar também é produtor-executivo do espetáculo, conta que assisitiu à versão brasileira de Pobre Super-Homem em 2001, dirigida por Sérgio Ferrara, e ficou muito comovido com a montagem.

"A homofobia não era um assunto em pauta como é atualmente, e acredito que, à época, sua realização tenha aberto portas para que outros projetos dessem representatividade e voz à comunidade LGBT. De repente, como num retrocesso inimaginável, vi surgir um cenário onde o discurso de alguns líderes políticos e religiosos propagam a discriminação e sentenciam a homossexualidade como doença ou desvio de caráter.", diz.

Escrito em 1994, o texto de Fraser ainda é atual e se faz necessário para emudecer as vozes que propagam intolerância contra LGBT no País, acredita Benicchio. "Tenho esperança que este espetáculo inspire outras ações e juntos consigamos ecoar a voz que propaga o respeito e a tolerância. Homofobia não é apenas o ato de violência física, a violência emocional deixa cicatrizes igualmente profundas."

Pobre Super-Homem - Avesso do Herói faz curta temporada em parceria com a 21ª Parada do Orgulho LGBT e a SP Escola de Teatro todos os domingos e um sábado (dia 17) até 25 de junho. Mais informações você tem em nossa Agenda clicando aqui.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.