Com abordagem de quatro temas espinhosos e significativos, o espetáculo Caecus ganha nova temporada em São Paulo a partir do dia 16.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Ao Guia Gay São Paulo, o diretor da Cia. Los Puercos de Teatro, Luiz Campos, contou como surgiu a ideia da montagem.
"No inicio, quando não sabíamos o que iriamos montar, eu fiz a seguinte pergunta às atrizes e aos atores: O que vocês querem falar pra sociedade?", contou Campos.
Daí, surgiram, os assuntos que são tratados na peça: luta anti-manicomial, agressão contra mulher, ditadura civil-militar e homofobia.
"Então, saímos em busca de relatos, notícias, documentos, fotos para assim transformar histórias reais em cena, aliás essa é a principal característica do Teatro Documentário", explica.
Durante a temporada em março e abril em um teatro próximo à região da cracolândia, o diretor diz que o texto ajudou a mudar a perspectiva dos espectadores em relação a questões da cidade.
"As pessoas chegavam ao teatro e encontravam muitas pessoas em situação de rua, assistiam à peça, e saíam com um outro olhar diante daqueles esquecidos", relembra.
"Quando Caecus [palavra que em latim significa 'cegos'] nasceu, percebemos que estava um espetáculo forte e contundente", diz. "Pessoas saíam chorando, indignadas ou relembrando fatos de que se tinha esquecido."
O diretor diz que em apresentações para escolas, muitos alunos relataram a dificuldade em se assumir e que gostariam que os pais assistissem ao espetáculo.
"Trouxemos à tona situações que a maior parte das pessoas quer colocar para baixo do tapete, que não vão contar nos livros de história."
A peça fará temporada aos domingos entre 16 e 30 de setembro na Casa do Teatro Documentário. Mais informações, como horário e valores, você tem em nossa Agenda clicando aqui.