Um dos documentários LGBT pioneiros e icônicos, Paris Is Burningserá exibido de forma original no próximo fim de semana em São Paulo.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
O Sesc Pompeia apresentará a quinta edição do Cinema Falado, evento no qual o filme, será dublado ao vivo por performers e drag queens.
Por meio de disputas de desfile, voguing e lip-sync, o público poderá conferir um duelo dentre as personagens retratadas na produção e os artistas no palco. O longa retrata o universo drag de pessoas de classe baixa na Nova York do final dos anos 1980.
Também integra a programação do evento, o Discurso Queer no Cinema Brasileiro. O bate-papo abordará as diferentes formas e caminhos do discurso e posicionamento político sobre a sexualidade homo e trans nas telas do país.
O debate contará com a participação da cineasta Claudia Priscilla (de Olhe pra Mim de Novo, 2011), do jornalista e cineasta Lufe Steffen (de São Paulo em Hi-Fi, 2016), da doutora em Comunicação pela UFF Mariana Baltar, e de Mateus Nagime, graduado em Comunicação pela UFF e um dos curadores da mostra New Queer Cinema: Cinema, Sexualidade e Política.
Na próxima semana, entre 3 e 6 de outubro, o mesmo Sesc recebe o minicurso Personagem Homossexual, Transexual e Queer no Cinema Brasileiro, ministrado por Nagime. Em quatro aulas, os alunos entenderão a importância da autoria na criação desses papéis, os personagens que tiveram sua sexualidade em destaque nas telas e aqueles tratados por meio de esterótipos. Outros meios audiovisuais, como novelas, reality shows e internet também serão abordados.
Mais informações sobre a sessão de Paris Is Burning, que rola entre sexta e domingo, você tem em nossa Agenda clicando aqui. Já o debate acontece no sábado - informações aqui. O minicurso tem 15 vagas e são gratuitas. Mais informações aqui.