Curso aborda "Personagem homossexual, transexual e queer no cinema brasileiro" e é ministrado por Mateus Nagime, graduado em Comunicação Social em Cinema pela UFF, mestrado pela UFSCar, um dos curadores da mostra New Queer Cinema: Cinema, Sexualidade e Política e atual secretário-geral da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual.
Abordagem da trajetória histórica de personagens homosseuxais, transexuais e queers no cinema brasileiro, focando tanto em personagens cuja sexualidade desviante é exposta plenamente em tela quanto em personagens moldadas por meio de estereótipos, mas traz a falta da sexualidade.
Serão abordadas tanto as iniciativas pioneiras no cinema brasileiro como novas formas de encarar a questão no cinema contemporâneo, além de tópicos como a importância da autoria na criação desses personagens.
Ainda que seja um curso voltado prioritariamente para o cinema, outras formas de audiovisual serão analisadas e debatidas, como programas de televisão (telenovelas, humorísticos, auditório, reality show, telejornais) e vídeos produzidos para internet.
15 vagas - inscrições na Central de Atendimento do Sesc Pompeia.
Foto: Lígia Jardim.