Ariana x Selena: divas pop duelarão no próximo Oscar?

Amadas por gays, cantoras estão bem cotadas para categoria de melhor atriz coadjuvante

Publicado em 20/11/2024
Ariana Grande e Selena Gomez podem concorrer ao Oscar 2025
Ariana por 'Wicked' e Selena por 'Emilia Pérez': ambas podem ser indicadas na mesma categoria

Não é só no Grammy que veremos duelo de divas do pop no próximo ano. Ao que parece, no prêmio mais importante do cinema, cantoras amadas pelo público gay também vão entrar em disputa uma contra a outra.

Curta o Guia Gay no Instagram

A categoria de melhor atriz coadjuvante no Oscar 2025 pode ter o ineditismo de duas indicadas com carreiras consagradas na música.

Estreia desta quinta-feira 21 nos cinemas brasileiros e em várias partes do mundo, Wicked pode fazer Ariana Grande chegar ao Oscar.

À medida que o musical dirigido por Jon M. Chu foi ganhando "buzz" nas últimas semanas, tanto nas redes sociais quanto pelos críticos que assistiram ao filme em sessões exclusivas, o nome de Ariana disparou na cotação dentre as indicadas à coadjuvante.

Ela já está em quarto lugar no Gold Derby - que soma previsões de críticos e usuários do site - e figura no segundo posto e em até em primeiro dentre vários especialistas.

A intérprete de Glinda, a Bruxa Boa do Sul, é a favorita, no momento, por exemplo, dos jornalistas Keith Simanton, do IMDb, e Jacqueline Coley, do Rotten Tomatoes.

Wicked tem muitas chances de uma indicação a melhor filme, figurino, maquiagem e cabelo, design de produção, som e efeitos visuais. Cynthia Erivo tem subido na cotação à melhor atriz.

Já o hype de Selena Gomez vem de meses, desde a estreia de Emilia Pérez no Festival de Cannes, em maio.

No misto de drama e musical passado no México e dirigido pelo francês Jacques Audiard, a cantora interpreta a namorada de um chefão do tráfico de drogas que passa por transição de gênero (Karla Sofía Gascón).

No prestigiado festival, Selena dividiu a Palma de Ouro de melhor atriz com outras três intérpretes do longa - Gascón, Zoe Saldaña e Adriana Paz.

É Saldaña, aliás, a pedra no sapato de Selena à indicação ao Oscar e não sua concorrente musical Ariana. 

O nome de Saldaña é o favorito dentre os críticos na categoria de atriz coadjuvante. Ou seja, para a cantora concorrer ao prêmio, o longa precisará indicar duas intérpretes na mesma categoria.

Isso já aconteceu várias vezes ao longo dos 96 anos do Oscar, mas não deixa de ser um desafio. No ranking geral do Gold Derby, Selena atualmente está em 7º lugar.

Vários deles preveem tanto a indicação de Selena quanto a de Ariana (a de Saldaña é ponto pacífico e está em 100% das previsões), tais como Jazz Tangcay, da Variety, Peter Travers, da ABC, e Perri Nemiroff, da Collider.

Emilia Pérez surge como um dos fortes concorrentes em várias outras categorias - melhor filme, direção (Audiard), atriz (Gascón), roteiro adaptado, canção, trilha sonora, edição, fotografia e melhor filme internacional - na qual se prevê  um embate com o brasileiro Ainda Estou Aqui, de Walter Salles.

E Lady Gaga?

Os fãs de pop poderiam ter ainda mais emoção nas premiações de cinema se Coringa: Delirio a Dois não tivesse fracassado.

Desde o início do ano, críticos apontavam como certa a indicação de Lady Gaga à melhor atriz no Oscar 2025.

No entanto, as resenhas sobre o longa de Todd Phillips foram impiedosas quando o filme estreou no Festival de Veneza, em setembro.

Logo, percebeu-se também que faria mais sentido se Gaga fosse indicada como melhor atriz coadjuvante e não protagonista.

A performance da cantora foi elogiada pelos críticos e seu nome permaneceu por algumas semanas dentre as favoritas nesta categoria.

Mas a produção foi ganhando cada vez mais detratores e se tornou um fracasso retumbante quando chegou ao circuito comercial em outubro, o que tirou Gaga das previões de todos os críticos.

As indicações serão reveladas apenas em 17 de janeiro e a cerimônia acontecerá em 2 de março.

 

Salém não faz uma novela desde Aquele Beijo (2011), na qual interpretou a travesti Ana Girafa. Outros personagens LGBT que ele já viveu na TV foram os homossexuais Benny em Anjo Mau (1997), da TV Globo, e Aníbal na série Os Homens São de Marte... É pra Lá que Eu Vou (2015-2019), do GNT.

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.