Há algum tempo se fala que A Turma da Mônica pode ganhar personagem da comunidade LGBT. O criador da história em quadrinhos, Maurício de Sousa, foi questionado sobre isso.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A revista Isto É perguntou ao cartunista se seu filho Mauro de Sousa, abertamente gay e que trabalha com o pai, quer um personagem homossexual nas criações.
"Ele já sugeriu. Vamos aguardar a sociedade tratar isso de maneira mais aberta, mas por enquanto sinto que ainda não é o momento", respondeu Maurício.
"Não tenho nada contra, o Mauro é uma maravilha, respeitoso e respeitado. O que interessa é que meus filhos encontrem seus caminhos e sejam felizes."
Em outubro de 2019, em entrevista ao Extra, Mauro afirmou que ele, o marido - Rafael Piccin - e outras pessoas trabalhavam em uma versão LGBT para os quadrinhos.
"Ainda é muito novo. Não temos data para o lançamento, mas sentimos a necessidade da criação e já sendo feito a todo vapor. (...) Vamos fazer limonada com um limão", disse.
Em maio do mesmo ano, viralizou nas redes sociais uma foto de Maurício - hoje com 85 anos - tomando café da manhã com Mauro e o genro, Rafael. Milhares de usuários nas redes parabenizaram o cartunista por aceitar e respeitar a união do filho.