As mulheres estão em alta no 26º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade. No evento, que vai de 15 a 25 de novembro, 44% dos filmes nacionais e internacionais são dirigidos por mulheres.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Além disso, haverá um recorte especial às meninas que curtem meninas na retrospectiva chamada Pioneirismo Lésbico da Direção, que apresenta cinco longas-metragens.
Em meio às dezenas de opções dentro do festival - o maior de cultura LGBT da América Latina - o Guia Gay São Paulo selecionou 5 imperdíveis. Confira:
1. Loucas Noites com Emily
Conhecida por sátiras e filmes cômicos, Molly Shannon vive a poetisa Emily Dickinson neste drama de Madeleine Olnek. Emily teve um longo romance com a sua cunhada Susan Dickinson (Susan Ziegler), que foi revelado após sua morte. Filme integrou os festivais SXSW, Outfest e Frameline.
Quinta, 15, às 17h, CineSesc
Sexta, 23, às 17h30, Centro Cultural São Paulo, Sala Lima Barreto
2. Colette
A rainha dos filmes de época Keira Knightley vive Sidonie-Gabrielle Colette que se casa com um bem-sucedido escritor em Paris e escreve romances em nome dele. Suas histórias ficam famosas e ela entra em uma disputa judicial com o marido sobre sua obra.
Sábado, 17, às 21h30, CineSesc
Quarta, 21, às 21h30, CineSesc
3. Eva + Candela
Longa colombiano conta história de duas mulheres fortes e independentes que são unidas pela ambição profissional, mas que também são separadas por isso, conforme testemunhamos seu amor intenso se metamorfosear em meio a fases de paixão, sensualidade, amor, conforto e, finalmente, rotina. Seleção oficial no Outfest Los Angeles.
Sexta, 16, às 17h, CineSesc
Sábado, 24, às 19h, Centro Cultural São Paulo, Sala Paulo Emílio
4. As Filhas do Fogo
Neste drama somos apresentados a três mulheres que se encontram por acaso, iniciando uma jornada poliamorosa de mudança de vida. Elas se descontraem lentamente à medida que exploram uma paixão irreversível e a utopia do amor monogâmico, longe da possessão e da dor, como o final inevitável para um amor em que não cabem regras. Melhor filme argentino no Bafici 2018.
Sábado, 17, às 20h, Cinemateca Brasileira, Sala BNDES
5. Meus Dias de Compaixão
Estrelado por Ellen Page, filme mostra as irmãs Lucy e Martha que acompanham execuções no Centro-Oeste americano e protestam pelo fim da pena de morte. Lucy conhece a jovem Mercy, que tem opinião oposta sobre o tema. Após uma inicial hostilidade, as duas se entregam a uma intensa paixão.
Sábado, 17, às 18h, Cinemateca Brasileira, Sala BNDES
Quarta, 21, às 19h30, CineSesc
Toda a programação é gratuita. Endereços das salas:
Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro, 1.000, Liberdade, estação Vergueiro do metrô
CineSesc - Rua Augusta, 2.075, Jardins, estação Consolação do metrô
Cinemateca Brasileira - Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, estação Hospital São Paulo do metrô