3ª Conferência [Ssex Bbox] focará nas pessoas intersexo

Evento ocorre dentro da programação do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade entre 15 e 26/11 no Centro Cultural São Paulo

Publicado em 13/09/2017
Ssex Bbox ocorre entre 15 e 26 de novembro dentro do Festival Mix Brasil em São Paulo
Evento reúne nomes nacionais e estrangeiros em mesas, palestras e workshops. Foto: Dani Vilar

Entre 15 e 26 de novembro, São Paulo receberá a 3ª Conferência Internacional [Ssex Bbox] & Mix Brasilque acontece em paralelo ao Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Pelo Centro Cultural São Paulo, que sedia o evento, passarão diversos nomes nacionais e internacionais que discutirão questões relativas à comunidade LGBTQIA+. 

Na edição passada, a conferência teve como foco debates sobre transexualidades e travestilidades. Este ano, são as pessoas intersexo que ganharão destaque. Intersexo são pessoas que nasceram com variações na anatomia sexual que não se encaixam exatamente como sexo masculino ou feminino. Tempos atrás, elas eram definidas como hermafroditas.

Temas como o poder do Estado sobre o corpo, saúde mental e física, cultura e sociedade estarão no centro das mesas, palestras e workshops.

Dentre os convidados internacionais estão a performer norte-americana Twiggy Pucci Garçon, um dos nomes mais importantes do voguing mundial; a ativista trans e educadora inglesa Emma Frankland; e o sociólgo francês Sam Boucier, grande conhecedor da teoria queer.

Do Brasil, estarão a cartunista Larte Coutinho; a escritora Natalia Borges Polesso, vencedora do 58º Prêmio Jabuti; a advogada e ativista travesti Márcia Rocha; a DJ e produtora musical Luana Hansen; a cantora Linn da Quebrada; e a colunista do Mídia Ninja e ativista Amara Moira, dentre outras participações. A lista completa está no site do evento clicando aqui.

Esta edição estreará o Prêmio João Nery de Direitos Humanos, em homenagem ao escritor e ativista considerado o primeiro homem trans do Brasil - ele foi a principal inspiração de Glória Perez para escrever a trama de Ivan/Ivana na atual novela das 9 A Força do Querer.

O prêmio - com apoio da campanha Lives e Iguais da ONU, vai homenagear este ano o ativista trans Lam Matos, diretor do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat). A conferência tem direção de Priscilla Bertucci, que divide a curadoria com Júlia Rosemberg, também coordenadora do evento. 

Outra questão importante presente na programação do evento é a diversidade nas empresas: da publicidade ao real engajamento das instituições na criação e permanência de políticas internas de contratação à relação de trabalho.

O [Ssex Bbox] define-se como um projeto de justiça social que procura dar visibilidade às questões de gênero e sexualidade em São Paulo, São Francisco, Berlim e Barcelona, cujo objetivo é fornecer instrumentos para a expansão da consciência, reduzir o isolamento, facilitar a educação, estimular a criação de comunidades e questionar antigos conhecimentos sobre a sexualidade e gênero, focado na temática/população LGBTQIA+.

Um dos projetos é o Diversity Bbox, iniciativa voltada para a inclusão social e a promoção da diversidade LGBTQIA+ e igualdade de gênero nas empresas e instituições, por meio de ações de educação e comunicação estrategicamente combinadas para possibilitar mudanças corporativas em prol de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.