A pandemia da covid-19 conseguiu feito inédito: a suspensão de todas as novelas da TV Globo.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Mas em algum momento e de alguma forma, as engrenagens voltarão a girar e as obras entrarão novamente em produção.
Quando isso acontecer, que tal a emissora dar espaço a grandes talentos LGBT que não aparecem já há algum tempo nos folhetins?
Eis as nossas sugestões de atores e atrizes da nossa comunidade que fazem falta na maior vitrine da dramaturgia brasileira, as novelas:
Alessandra Maestrini
Alessandra é a uma fera na comédia e gosta é mesmo é de séries - foi em uma que ela se projetou nacionalmente, Toma Lá Dá Cá. Em 2019, ela pôde ser vista em duas produções por streaming, Samantha e Eu, a Vó e a Boi. Nas novelas, sua última participação foi em Guerra dos Sexos (2012).
Cassio Scapin
O eterno Nino de O Castelo Rá-Tim-Bum fez uma participação em Deus Salve o Rei (2018) e na série infantil Detetives do Prédio Azul (2019). Em tramas inteiras, nos últimos 10 anos, Cássio só foi visto na Record, como O Rico e Lázaro (2017). Como não damos audiência para a emissora do bispo, o último folhetim em que o vimos foi A Lua Me Disse (2005).
Hugo Bonemer
Assim como Alessandra Maestrini, Hugo ama e é fera no teatro musical, mas gostaríamos de vê-lo mais na TV. Em 2019, o paranense participou de Vai que Cola, do Multishow, e A Vida Secreta dos Casais, da HBO. Sua última novela foi A Lei do Amor (2016), em que ele esteve na primeira fase da trama.
Leonardo Vieira
E como faz falta a beleza e o talento de Leonardo Vieira? Faz quatro anos que ele não dá as caras (e a barba) na telinha. Seu último trabalho foi Os Dez Mandamentos (2016), quando completou uma década como contratado da Record. Na Globo, sua última trama inteira foi Senhora do Destino, no já distante 2004.
Lúcia Veríssimo
E o que dizer de Lúcia Veríssimo? Uma das musas dos anos 1980, a atriz fez grandes papéis, como em Roda de Fogo (1986), Despedida de Solteiro (1992) e América (2005). Desde 2013, quando fez Amor à Vida, a carioca nunca mais foi vista em nenhum trabalho na televisão.
Luis Lobianco
Lobianco é outro que é muito requisitado em séries e faz poucas novelas. Participou este ano do programa de humor Fora de Hora, e em 2019 esteve na série Shippados. Em folhetins, seu único papel do começo ao fim de uma trama foi em Segundo Sol (2018).
Luiz Fernando Guimarães
Também pouco afeito a novelas, Luiz Fernando é craque nas séries e, em especial, no humor. O ator que integrou elenco dos antológicos TV Pirata (1988-1990) e Os Normais (2001-2003), foi visto em novelas a última vez em O Tempo Não Para (2018).
Maria Clara Spinelli
Está na hora de Maria Clara voltar à TV. Seu mais recente trabalho na telinha foi uma participação na série Carcereiros (2018). Antes disso, é de 2017 sua última novela, A Força do Querer, na qual interpretou Mira, a cúmplice da vilã-mór da trama, Irene (Débora Falabella).
Maria Maya
Maria começou cedo na profissão, ainda adolescente, e foi emendando trabalhos, como A Muralha (2000) e Cobras & Lagartos (2006). Sua última aparição foi em Amor à Vida (2013). De todos da lista, ela é provavelmente a única que tem trabalho certo na TV, na novela Gênesis, da Record, que foi adiada por causa da pandemia.
Maria Zilda Bethlem
Uma sensação nos anos 1980, Maria Zilda foi a musa de toda uma geração vivendo papéis de mulheres liberadas e divas, como em Guerra dos Sexos (1983) e Vereda Tropical (1984). Na última década, seus trabalhos rarearam. Foi vista nas séries da HBO Magnífica 70 (2018) e Pico da Neblina (2019). Sua última novela está em reexibição atualmente no Vale a Pena Ver de Novo, Êta Mundo Bom! (2016).
10 atores LGBT que gostaríamos de rever nas novelas! ?? pic.twitter.com/sy1EciMMGK
— Gay Brasil (@gaybrasil) June 24, 2020