Um dos mais prestigiados dicionários do mundo, o Merriam-Webster escolheu "they", como a palavra do ano de 2019.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
"They", como muitos sabem, é o pronome pessoal usado no plural ("eles/elas"), mas este ano o dicionário passou a aceitar sua outra definição: a de gênero neutro.
"They" é uma opção por pessoas não-binárias que não querem especificar o gênero a quem se refere. Exemplo: They are pretty (no lugar de "he" ou "she" is pretty, para dizer que a pessoa é linda).
A empresa, fundada em 1812, afirma que as pesquisas pelo pronome aumentaram 313% em relação a 2018.
"O inglês não tem um pronome singular neutro em gênero para corresponder perfeitamente a pronomes singulares, como 'everyone' (todo mundo) ou 'someone' (alguém), e, como conseqüência, 'they' é usado para esse fim há mais de 600 anos", escreve o dicionário.
"Mais recentemente, 'they' também foi usado ??para se referir a uma pessoa cuja identidade de gênero não é binária, um senso que é cada vez mais comum em textos publicados e editados, bem como em mídias sociais e em interações pessoais diárias entre falantes de inglês."
O Merriam-Webster também diz que "they", como pronome singular, aumentou no discurso ao longo do ano, com Sam Smith assumindo-se como não-binário e declarando seu uso da palavra, assim como a congressista Pramila Jayapal que falou sobre crianças não-conformes com seu gênero e que usam o pronome.