O tempo passa, as pessoas evoluem, as coisas melhoram, mas sair do armário continua a ser um passo difícil para muitos homossexuais ainda hoje.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Foi pensando nisso, que o engenheiro Marcus Vinícius Reszecki Pinto criou o site Welcome Out, que está no ar desde junho.
"Não é um site de relacionamento, é um site de empatia", explica. "O foco são pessoas que estão no momento de assumir sua homossexualidade, mas envolver outros momentos e experiências."
O site é dividido em duas áreas: as de pessoas que precisam de ajuda (no campo chamado de "mentee") e as que querem ajudar ("mentor").
Ou seja, o portal une as pessoas que precisam de conselhos e orientações com aquelas que querem e podem ajudar.
O usuário precisa apenas contar um pouco da sua história. As informações são sigilosas e o primeiro contato só ocorre com a autorização dos envolvidos.
Quem se candidata a ajudar, tem uma conversa com o próprio Marcus, que busca entender o quanto suas histórias e perspectivas podem contribuir para aqueles que estão buscando ajuda. O idealizador da plataforma é quem analisa os perfis e combina a parceria.
"A proposta do projeto nunca passa por anular ou negligenciar o que se sente, e sim compartilhar esse sentimento. A indicação de que está dando certo é saber que com a troca de experiências e apoio, as pessoas estão entrando em contato com o que sentem e saído da inércia", completa Marcus.