Apresentações artísticas, oficinas, exibição de filme e rodas de conversa estão na programação da Semana da Visibilidade Trans.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para LGBTI, o evento se estende até sábado 2 em vários espaços da cidade.
A iniciativa é para promover os direitos e a cidadania das pessoas travestis e transexuais em comemoração do Dia da Visibilidade Trans, celebrado nesta terça-feira 29. A data também integra, deste o ano passado, o Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo, pelo Decreto 58.227 (que também institucionalizou o programa Transcidadania).
Para Bruna Svetlic, coordenadora de Políticas para LGBTI, as ações voltadas para a sigla T são essenciais no âmbito das políticas públicas o tempo todo, não só neste período – principalmente pelo fato desta população ser sempre marginalizada nos processos de cidadania e também destituída de oportunidades. "Trabalharmos para modificar esta realidade, ainda que a pequenos passos, é um de nossos objetivo", afirma.
Confira a programação dividida por região da cidade:
Zona Central
Terça, 29/01
Apresentações no coreto
15h - Praça da República.
Apresentação: Brunna Valin, Maite Schneider e Millena Wanzeller.
Presenças confirmadas: Defensoria Pública – Atendimento e orientação, CRT (Centro de Referência e Treinamento) – divulgação de material e orientação e Unidade Móvel de Cidadania LGBTI.
Quarta, 30/01
Trans Café
14h às 16h - Centro de Cidadania LGBTI – Luiz Carlos Ruas (Rua Visconde de Ouro Preto, 118, Consolação).
Atividade cultural com show de pessoas trans.
Sexta, 01/02
Apresentações artísticas
18h - SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt, 210, Consolação).
Lançamento de exposição e do concurso "Trans-critos, relatos de vidas", além de seis shows de artistas trans e entrega do prêmio Claudia Wonder, destinado a pessoas e entidades cuja atuação está ligada à visibilidade das causas de travestis e transexuais.
Sábado, 02/02
4ª Caminhada Pela Paz
13h - Rua Líbero Badaró, 39, Sé.
Marcha idealizada pela ONG Cais tem como tema "Travestis e transexuais: Nossas vidas importam", com o objetivo de levantar a discussão sobre enfrentamento às discriminações sofridas pela população de travestis, homens e mulheres trans.
1º Festrans - Festival de Arte e Cultura de Travestis e Transexuais de São Paulo
16h30 - Largo do Arouche.
Zona Norte
Quarta, 30/01
Jantar Trans e roda de conversa "Interseccionalidades e Sororidade"
18h - Casa Florescer (Rua Prates, 1.101, Bom Retiro).
Roda de conversa mediada por Nicole Mahier e Jacque Chanel, seguida do Jantar Trans, organizado pela ONG Séforas, finalizando com apresentações das acolhidas da casa.
Zona Leste
Terça, 29/01
Oficina de DJ
13h às 17h - Centro de Cidadania LGBTI – Laura Vermont (Avenida Nordestina, 496, São Miguel Paulista).
Quarta, 30/01
Oficina de MC
13h às 17h - Centro de Cidadania LGBTI – Laura Vermont (Avenida Nordestina, 496, São Miguel Paulista).
Quinta, 31/01
Chá das Divas
14h às 16h - Centro de Cidadania LGBTI – Laura Vermont (Avenida Nordestina, 496, São Miguel Paulista).
Apresentação do projeto do livro-reportagem "Transmasculinidades"
16h às 18h - Centro de Cidadania LGBTI – Laura Vermont (Avenida Nordestina, 496, São Miguel Paulista).
Apresentação do trabalho de autoria do jornalista Luiz Fernando Prado Uchoa com participação de Yasmin Pestana e Rafael Faber da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, falando sobre direitos em geral. (Este encontro é voltado para confraternização das beneficiárias e beneficiários do Transcidadania).
Zona Sul
Terça, 29/01
Força T
10h às 15h - Praça da Ponte de Ferro (Parque Ibirapuera).
O evento Força T contará com a presença das beneficiarias do Programa Transcidadania, que farão intervenções artísticas e culturais, rodas de conversa e sarau poético.