Infidelidade é motivo de brigas, separações, vinganças e até crimes. Mas será que a traição é praticada por pessoas de todas as orientações sexuais na mesma proporção? A julgar por um recente estudo, não.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Levantamento realizado pela USP e coordenado pela psiquiatra Carmita Abdo - chamado Mosaico 2.0. - mostrou que bissexuais traem mais que homos e héteros.
Mais
>>> 10% das mulheres e 12% dos homens são gays ou bi no Brasil, diz pesquisa
Questionados se já foram infiéis, 72% dos homens bissexuais responderam que sim - mais que gays (64%) e héteros (50%). Quando a pergunta foi feita às mulheres, a diferença aumentou: 59% das bissexuais afirmaram que já traíram, porcentagem bem maior que as lésbicas (40%) e héteros (30%).
A mesma pesquisa também revelou que homens e mulheres bi fazem mais sexo seguro que os demais. Ao todo, apenas 11% dos bissexuais disseram que não usam preservativo, número que é quase metade dos gays (19%) e muito menor que os héteros (37%). Dentre as mulheres, os resultados foram, respectivamente, 34%, 56% e 40%.
Quem tem mais variedade? As bissexuais têm quase sete vezes mais parceiros sexuais que as lésbicas. Já dentre os homens, gays e bissexuais têm quase a mesma porcentagem de múltiplos parceiros.
Segundo a pesquisa, 88% da população masculina é heterossexual - 9% gays e 3% bissexuais. Em relação às mulheres, 90% se definem como héteros, 6% lésbicas e 4% bissexuais.
Participaram do estudo 2.847 pessoas de 18 a 70 anos das regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre e Belém.