Nem todo estereótipo é completamente irreal. No caso de parceiros sexuais, por exemplo, pesquisa Mosaico 2.0, divulgada na terça-feira 19, atesta que homens gays e bi têm bem mais parcerias sexuais que lésbicas.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Dentre os pesquisados do sexo masculino, 47% dos gays e 44% dos bissexuais disseram ter tido três ou mais parceiros nos 12 meses anteriores ao dia da entrevista. Esses índices são mais do que o dobro do índice encontrado dentre héteros: 18%.
Mais
>>> 10% das mulheres e 12% dos homens no Brasil são gays ou bi, diz pesquisa
A mesma pergunta foi feita às mulheres: 34% das bissexuais responderam que tiveram mais que três ou mais parceiros, porcentagem quatro vezes maior que a encontrada dentre héteros (8%) e quase sete vezes maior na comparação com as lésbicas (5%).
Portanto, a porcentagem de lésbicas com mais de três parceiras sexuais é nove vezes menor que gays.
Foram entrevistadas 2.847 pessoas entre 18 e 70 anos em sete regiões metropolitanas: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Belém, Belo Horizonte e Distrito Federal.
O estudo foi comandado pela psiquiatra Carmita Abdo, da Universidade de São Paulo (USP), e patrocinado pela farmacêutica Pfizer, fabricante do Viagra, dentre outros produtos.