O presidente filipino Rodrigo Duterte afirmou que já foi gay, mas que se "curou" ao se casar.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Duterte zombou de seu adversário político, o senador Antonio Trillanes IV, dizendo que seus gestos mostram que ele é homossexual.
O presidente também contou que era como o senador até conhecer sua ex-esposa, Elizabeth Zimmerman.
"Ainda bem que Trillanes e eu somos parecidos. Mas eu me curei", disse Duterte, na quinta-feira 30.
De acordo com a Newsweek, a declaração foi reportada por um site local de notícias chamado Rappler.
E continuou: "Quando eu comecei um relacionamento com Zimmerman, eu disse, é isso. Eu me tornei um homem novamente."
Depois, o presidente acrescentou: "Duterte é gay. Então, eu sou gay, não me importo se sou gay ou não."
Segundo a reportagem, antes de sua eleição em 2016, Duterte prometeu apresentar projeto sobre o casamento gay no país. "O casamento entre pessoas do mesmo sexo é bom. Todos merecem ser felizes", disse ele a um talk show, em 2015.
Mais tarde, Duterte mudou o discurso para "uniões" do mesmo sexo. Este ano, ele criticou a transexualidade nos Estados Unidos e criticou a Igreja Católica dizendo que a instituição deveria deixar os religiosos assumirem-se homossexuais.
"Só posso dizer, os bispos são filhos da p***. É verdade, a maioria deles é gay", disse o presidente durante inauguração de uma escola, em janeiro. "Eles deveriam sair do armário, cancelar o celibato e permitir que eles tenham namorados."
Duterte tem uma política bastante polêmica. Imprensa e órgãos internacionais apontam que eles tem encorajado inúmeros assassinatos no país em sua guerra contra as drogas.