Antes do ano terminar, nada mais justo do que aplaudir os destaques da cena LGBT de São Paulo que fizeram 2016 ser mais um período cheio de agitação. Pelo terceiro ano consecutivo, vocês leitores do Guia Gay São Paulo escolheram os lugares, eventos, peças de teatro e filmes que deixaram sua marca.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Algo deve ser admitido: há várias categorias com disputa forte e com muitas opções, afinal está-se falando de um dos maiores roteiros LGBT do mundo! São cerca de 130 estabelecimentos. Na lista há tanto conquistas inéditas quanto tricampeões.
Seja como for, quem ganha são LGBT da cidade e aqueles que visitam a paulicéia desvairadamente arco-íris!
Melhor festa - Sapatomica
Uma conquista e tanto! Dentre cerca de 20 festas indicadas, voltadas a gays ou público misto, o ouro foi para a única da competição feita por e para lésbicas. Enfim, coroação da label capiteanada por Bianka Carbonieri.
2º lugar: Gambiarra
Venceu em 2015: Gambiarra
Venceu em 2014: Ostentation
Melhor clube - A Lôca
Inferninho mais famoso de São Paulo, A Lôca completou 21 anos em 2016 e, pela primeira vez, foi eleito o melhor clube do ano. As filas continuam enormes, assim como noites tradicionais do endereço, com o Grind, festa dominical produzida pelo incansável André Pomba, dedicada ao pop e rock.
2º lugar: The Week
Venceu em 2015: The Week
Venceu em 2014: Blue Space
Melhor bar - Bar da Lôca
Não há drinks elaborados, decoração cool ou quaisquer elementos que a maioria dos bares se esmera em apresentar. O boteco serve tanto como esquenta para quem vai entrar nA Lôca, ali ao lado, ou para um cerveja com fritas descompromissada com os amigos.
2º lugar: Athenas
Venceu em 2015: Athenas
Venceu em 2014:Guinga's Bar
Melhor lugar para elas - Café Vermont
O endereço fez fama com os meninos, mas há anos tornou-se point muito querido pelas lésbicas, tanto que faturou o prêmio. Pratos, porções e drinks, ao lado de música ao vivo - em especial, MPB - dão o tom do lugar.
2º lugar: The L Club
Venceu em 2015: Café Vermont
Venceu em 2014:The L Club
Melhor café/doces - Bella Paulista
Pelo terceiro ano consecutivo, a padaria, que é reduto de notívagos, foi a favorita dos leitores na categoria. No inverno, o buffet de sopas faz sucesso; no restante do ano, continua como grande atrativo para o pós-balada com os amigos ou para traçar algum sanduíche com o boy.
2º lugar: Starbucks Haddock Lobo
Venceu em 2015: Bella Paulista
Venceu em 2014: Bella Paulista
Melhor restaurante - Paris 6
Outro endereço 24 horas, o restaurante ganhou filiais nos últimos anos na mesma região (e em outras capitais brasileiras), mas é o original, na Haddock Lobo que continua fazendo a cabeça de LGBT, sedentos por drinks, crepes e pratos típicos franceses.
2º lugar: O Gato que Ri
Venceu em 2015: Paris 6
Venceu em 2014: O Gato que Ri
Melhor evento - 20ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
O tema deste ano foi "Lei de Identidade de Gênero Já! Todas as pessoas contra a transfobia". De destaque, ficam o inédito trio elétrico da Skol e a gravação em plena caminhada de cenas para o seriado Sense8, da Netflix, amado por LGBT. Foi uma das categorias mais disputadas.
2º lugar (empate triplo): 2º Periferia Trans / 24º Mix Brasil / Gaymada
Venceu em 2015:19ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
Venceu em 2014: 22º Festival Mix Brasil
Melhor espetáculo - A Casa de Todos os Santos
Roleta-russa em que pessoas contaminam-se propositalmente com HIV foi o tema do espetáculo da companhia Os Hypócritas que fez temporada no Teatro do Ator. O nome da peça tem a ver com o fato de cada uma das três histórias mostradas levar nome de um santo.
2º lugar: Meu Filho, Lady Gaga
Venceu em 2015:Meninos Também Amam
Venceu em 2014: Amor Indébito
Melhor exposição - Frida Khalo Suas Fotos - Olhares sobre o México
Dividida em dois endereços da cidade - Espaço Cultural Porto Seguro e Museu da Imagem e do Som - a mostra apresentou retratos de artistas de renome - alguns amigos pessoais de Frida -, trabalhos da própria artista mexicana e material sobre sua vida pessoal.
2º lugar: Caio Mon Amour
Venceu em 2015: A Homofobia É - 50 Vozes Contra a Homofobia
Venceu em 2014: David Bowie
Melhor filme nacional - São Paulo em Hi-Fi
O documentário de Lufe Steffen retrata o início da noite LGBT paulistana, dos anos 1960 ao fim dos anos 1980. Há depoimentos de jornalistas e ativistas, dentre outros, que viveram a época, além de imagens dos clubes e performances. Registro histórico do período, que engloba a perseguição a LGBT nas ruas e bares.
2º lugar: Amores Urbanos
Venceu em 2015:Cássia Eller
Venceu em 2014: Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
Melhor filme estrangeiro - A Garota Dinamarquesa
Vencedor de melhor atriz coadjuvante (Alicia Vikander) no Oscar deste ano, o longa de Tom Hooper conta a história de Lili Elbe (Eddie Redmayne), uma das primeiras transexuais a se submeter à cirurgia de redesignação sexual. De narrativa e interpretações irregulares, no entanto, conquistou os leitores.
2º lugar: Carol
Venceu em 2015: O Jogo da Imitação
Venceu em 2014:Clube de Compras Dallas
Melhor sauna - 269 Chilli Pepper Single Hotel
A maior é também é a melhor! A tricampeoníssima é misto de hotel, cruising bar e sauna. A atratividade é tamanha que turistas gays colocam como obrigatória a ida ao complexo do prazer gay, um dos maiores do mundo com seus 124 quartos, três andares e cerca de 2.400 metros quadrados.
2º lugar: Labirinttu's Club
Venceu em 2015: 269 Chilli Pepper Single Hotel
Venceu em 2014: 269 Chilli Pepper Single Hotel
Melhor sex club - Clube 205
Em 2016, ele mudou de nome - de Blackout Club para Clube 205. E foi só isso que se modificou, pois desde 2014 o cruising no Largo do Arouche é o campeão na categoria. Promove dias em que tatuados ganham desconto na entrada, outros em que os clientes que ficarem nus pagam menos, e festas com DJs em que se pode dançar nu!
2º lugar: Upgrade Club
Venceu em 2015: Blackout Club
Venceu em 2014:Blackout Club
Melhor cabine ou cinema erótico - Cine Arouche
Ele continua no topo por, possivelmente, ser o clássico cinemão pornográfico das áreas centrais das grandes cidades: espaços amplos, ambiente sem maiores cuidados e muitos caras a fim de sexo anônimo. Ah, sim, o lugar também oferece, em entrada independente, espaço com cabines. A animação é a mesma!
2º lugar: Cine República
Venceu em 2015: Cine Arouche
Melhor point - Avenida Paulista
Um dos símbolos da capital, a Paulista é também um dos lugares ao ar livre mais inclusivos da cidade. Casais homossexuais e grupos de amigos LGBT adoram passear por lá, se juntando a outros inúmeros grupos de paulistanos e turistas. A abertura de toda a via para pedestres aos domingos, no ano passado, reforçou a vocação para ser espaço de encontros e descontração.
2º lugar: Largo do Arouche
Venceu em 2015: Avenida Paulista
Melhor loja - Calvin Klein Underwear
Mais um tricampeonato! A grife norte-americana tem uma loja só para roupas íntimas e que faz a cabeça de muitos gays. Vale destacar a ação inclusiva do endereço que, no fim de semana da Parada LGBT, coloca modelos só de cueca na vitrine para deleite geral.
2º lugar: Anjo da Guarda
Venceu em 2015: Calvin Klein Underwear
Venceu em 2014: Calvin Klein Underwear