De Marta Suplicy, projeto de união homo passa em comissão do Senado

Caminho na Casa Alta ainda pode ter votação no plenário. Próximo destino seria Câmara dos Deputados

Publicado em 08/03/2017
marta suplicy gay união casamento homossexual
Parlamentar fez história ao apresentar projeto de união homossexual nos anos 1990

Detentor do título de um dos países mais avançados do mundo em direitos LGBT, o Brasil ganhou nova boa notícia na quarta 8. Projeto de lei que reconhece a união estável entre pessoas do mesmo sexo, valida esse arranjo como família e prevê a conversão para casamento foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Como atestado do quanto o Senado é mais alinhado com os direitos humanos, a aprovação se deu com 17 votos a favor, uma abstenção e nenhum em contrário. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 612/2011 é de autoria de Marta Suplicy (PMDB-SP). Foi da parlamentar, nos anos 1990, a primeira proposta no legislativo federal, no caso na Câmara dos Deputados, que procurava reconhecer as uniões homossexuais. O projeto nunca foi votado pelo plenário.

A comemoração deve ser comedida. O projeto ainda precisa ser votado novamente na mesma comissão, da qual, se aprovado, pode ir para a Câmara dos Deputados. Entrentanto, é possível, por requerimento de senadores, que a iniciativa seja avaliada pelo plenário da Casa Alta.

Para lembrar: a união estável entre homossexuais é reconhecidos no Brasil desde 2011; o casamento, desde 2013. Haver uma lei sobre o tema traria mais segurança jurídica aos casais, por isso a necessidade de ainda trilhar o caminho legislativo.

Abaixo, Marta fala sobre a aprovação:


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.