O perfil Choquei publicou, na tarde desta quinta-feira 28, "nota oficial" a respeito do episódio que culminou na morte da jovem Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos.
A nota informa que seu proprietário, Raphael Sousa, prestou esclarecimentos à Polícia Civil de Minas Gerais e "apresentou fatos e documentos" que contribuem para "elucidar e dar real dimensão do papel da Choquei no caso".
Mais
>>> Choquei é acusada de contribuir para suicídio de jovem
A página relata que foram fornecidas à polícia provas "sobre o fator gerador da notícia falsa" e imagens de diálogos que teriam mostrado os procedimentos adotados assim que a "falsidade foi descoberta, como a retirada do conteúdo falso repuplicado".
No entanto, quase imediatamente após a nota oficial ser publicada, a postagem ganhou "nota da comunidade" no X (o antigo Twitter) desmentindo que a Choquei tenha tirado a postagem de maneira célere.
A nota informa que a Choquei manteve a postagem por vários dias, mesmo que já tivesse na época outra "nota da comunidade" com alerta de que se tratava de "fake news" já que tanto o influenciador Whindersson Nunes quanto a jovem negaram que a conversa tenha existido.
Jéssica tirou sua própria vida dias após a Choquei e o perfil Garoto do Blog terem publicado print falso de suposta conversa íntima dela com Whindersson.
Antes da morte, a mãe de Jéssica chegou a publicar vídeo em que informava que a moça sofria de depressão severa e implorava para que os perfis que divulgaram "fake news" apagassem as postagens.
No sábado 23, vários perfis que publicaram a notícia falsa foram alvo de críticas e cancelamento, sobretudo a Choquei.
O que tornou a situação da Choquei pior do que as demais foi, além de seu alcance e fama (são quase 21 milhões só no Instagram), o comentário debochado do dono da página sobre o pedido de ajuda de Jéssica.
Após longo texto em que Jéssica desabafava que os printis eram montagem, Raphael escreveu: "Avisa pra ela que a redação do Enem já passou. Pelo amor de Deus".
Quase a totalidade dos milhares de comentários no X sobre a "nota oficial" é de críticas. O comunicado não diz quando a página voltará a publicar posts - o último é do dia 22.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.