Lésbica e militante, Bruna Svetlic assumiu interinamente a Coordenação de Políticas para LGBTI da Prefeitura de São Paulo.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
O órgão, ligado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, estava sem um titular oficial há cerca de dois meses e meio.
Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Bruna tem 31 anos e está na Coordenação desde junho de 2015.
Na pasta, a paulista faz acompanhamento de processos administrativos, realiza pesquisas e cumpre metas estabelecidas pela gestão que visam à promoção dos direitos de LGBT.
"Atuo nesta causa, porque, desde muito cedo, sei como é ser diferente e sofrer preconceito por isto. Apesar de ser mulher e lésbica, sou branca e cis, mas entendo que esta é uma luta maior, de todos, principalmente dos mais invisilibizados que não tiveram, como eu, oportunidades", afirma Bruna.
No início do mês, o então coordenador Ivan Batista foi suspenso do órgão por 120 dias. Ele é investigado de ter explorado patrocínio em dois trios elétricos da Prefeitura na última edição da parada LGBT de São Paulo, em junho.
Entretanto, bem antes disso (desde julho), Ivan já estava afastado do dia a dia da pasta pelo mesmo motivo. Um novo coordenador, Marcos Freitas, chegou a atuar no cotidiano da Coordenação, mas sem ser oficializado.