Brasil está menos homofóbico, diz pesquisa Datafolha

População ficou mais tolerante a temas historicamente vinculados à esquerda

Publicado em 03/07/2017
Brasil está menos homofóbico, diz pesquisa Datafolha
'Discurso radical foi se deslegitimando na sociedade', diz cientista polítco

Apesar de notícias sobre violência contra LGBT Brasil afora, a tolerância à homossexualidade está aumentando. 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira 3 pelo Datafolha mostra que temas historicamente ligados à esquerda ganharam mais simpatia da população. A tolerância à homossexualidade, por exemplo, subiu de 64% em 2014 para 74% no novo estudo.

Também aumentou a aceitação a migrantes (pessoas vindas de outras partes do País) pobres (de 63% para 70%) e a rejeição à pena de morte (52% para 55%). O apoio à proibição das drogas diminuiu (82% para 80%), mas está dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

"Esses valores foram se tornando mais abrangentes, não apenas bandeiras exclusivas da esquerda", explica o cientista político e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), à Folha de S.Paulo. "A direita também foi se apropriando dessas causas. Ao mesmo tempo, o discurso radical foi se deslegitimando nas sociedade."

De acordo com as respostas, os entrevistados foram divididos em cinco posições de escala ideológica (esquerda, centro-esquerda, centro, centro-direita e direita). O grupo que reúne centro-direita e direita caiu de 45% na pesquisa anterior para 40% agora. Já os de esquerda e centro-esquerda subiram de 35% para 41%, o que causa um empate técnico entre esquerda e direita. O centro se manteve com 20%.

Foram ouvidas 2.771 pessoas em 194 cidades brasileiras entre 21 e 23 de junho.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.