Há dias de luta e há dias de celebração. Dois dos mais importantes ativistas LGBT do Brasil, Toni Reis e Eliseu Neto, celebraram o fato de o Brasil ser o segundo mais avançado do mundo em cidadania arco-íris.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
No maior levantamento no planeta a respeito de normas legislativas, realizado pela Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais (ILGA) e publicado este mês, mostra o Brasil como exemplo global no tema.
Psicólogo e coordenador do setorial LGBT do partido Cidadania, Eliseu fez postagem com lembrança do quanto tudo era diferente para LGBT há 10 anos, momento no qual tantos direitos eram inexistentes.
Toni Reis é ativista arco-iris há cerca de 30 anos e atualmente presidente a Aliança Nacional LGBTI+, maior rede oficial de militância arco-íris do Brasil.
Em seu post, ele afirmou que conversava com o filho quando se lembrou do quanto se caminhou para chegar ao posto ocupado atualmente pelo País e que ainda a luta é necessária.
Tony e Eliseu estiveram envolvidos de forma direta em vitórias LGBT recentes, tais como liberação de doação de sangue por gays, homens bissexuais e trans femininas, e a criminalização do ódio a LGBT.
Essa última conquista, vinda em 2019, foi um dos principais fatos que permitiram o Brasil chegar ao segundo lugar da lista global da ILGA.