A partir deste domingo 1º o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo está liberado na Alemanha e um casal não perdeu tempo.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Bodo Mende, de 60 anos, e Karl Kreile, de 59, foram os primeiros a oficializar a união. Os dois se casaram em um cartório de Schoeneberg, o bairro mais gay de Berlim, capital alemã.
"Nós finalmente conseguimos igualdade jurídica", disse Mende, em uma coletiva de imprensa, na sexta-feira 29. "Foram 25 anos de uma luta difícil para conseguir isso."
O casal é ativista pelos direitos LGBT e foi um dos primeiros a firmar parceria civil quando esta foi legalizada 15 anos atrás. Até então, esse era o único meio que os casais de homossexuais tinham de respaldo jurídico, e que é inferior ao casamento.
O casamento homossexual foi aprovado por 393 votos contra 266 no Parlamento alemão em 30 de junho. A chanceler Angela Merkel, pela primeira vez, liberou que membros de seu partido votassem de acordo com sua consciência, o que favoreceu que o tema recebesse adesão também de conservadores.