Caso de violência homofóbica choca a Espanha. Oito homens atacaram jovem gay em Madri e escreveram com navalha na nádega dele a palavra "bicha".
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Os criminosos chegaram ao mesmo tempo em que a vítima passava pelo portão do edifício em que mora, por volta das 17h do domingo 5.
O fato ocorreu no bairro Malasaña, conhecido pela intensa vida noturna e localizado na região central da cidade.
Os oito suspeitos vestiam moletons pretos e balaclavas, que deixam apenas a boca e os olhos expostos.
O rapaz de 20 anos teve o lábio cortado por navalha enquanto ouvia insultos tais como "bicha", "nojento" e "comedor de merda".
Os agressores, então, o deitaram no chão, o imobilizaram, baixaram suas calças e escreveram a palavra "bicha" nas nádegas do jovem, com a navalha.
O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez Pérez-Castejón, lamentou o episódio.
"O ódio não tem lugar em nossa sociedade", disse, em seu perfil no Twitter. "Minha condenação enfática a este ataque homofóbico. Não vamos permitir isso."
E prosseguiu: "Continuaremos trabalhando por um país aberto e diverso, onde ninguém tenha medo de ser quem é, onde todos e todas vivamos livres e em segurança. Minha afeição ao jovem atacado."
O líder convocou reunião de emergência para a sexta-feira 10 para tratar do assunto.
A agressão também foi condenada por deputados espanhóis. A polícia investiga o caso como crime de ódio por homofobia.
Manifestação convocada por entidades LGBT está prevista para ser realizada no próximo sábado 11, às 19h, na praça Puerta del Sol, no centro de Madri.
Nos últimos meses, a Espanha tem sofrido onda de ataques homofóbicos.