Enquanto LGBT de várias partes do Brasil aguardam mais detalhes da 29ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, marcada para 22 de junho próximo, o Guia Gay confirmou duas notícias, ambas negativas.
Curta o Guia Gay no Instagram e saiba novidades da Parada LGBT+ de São Paulo
Uma delas era a maior novidade na programação para o grande público neste ano: fazer a Feira Cultural da Diversidade LGBT+ em dois dias, algo inédito. Sempre foi apenas um dia.
Em 30 de dezembro de 2024, a ParadaSP, organização responsável pelo evento, havia divulgado que a atividade seria realizada na quinta 19 e na sexta 20 de junho.
Entretanto, a intenção não vai se concretizar. O diretor de cultura do coletivo, Diego Oliveira, falou sobre o fato a pedido do Guia Gay.
“No momento, é a questão de patrocínios mesmo, termos o valor para desenvolver dentro do projetado. Como todo ano é um desafio, a ONG prefere garantir o que está mais seguro e dividir os recursos captados até aqui para realizar os eventos com qualidade dentro das condições orçamentárias seguras para manutenção da instituição”, explicou.
A data agora da 24ª edição da feira é apenas a quinta 19 de junho. Ainda não foi informado o local do evento. Nos últimos dois anos, a realização ocorreu no Museu da América Latina.
Outra baixa é a realização do 23º Prêmio ParadaSP de Cidadania LGBT+, a maior honraria arco-íris do Brasil.
Inicialmente, a cerimônia, tinha sido marcada para o fim de 2024. Depois, adiada para este mês. Houve inclusive coleta de nomes para indicações em todas categorias e anunciados patrocinadores.
Mas agora houve o terceiro adiamento: dezembro próximo, sem data específica. Com isso, o prêmio deixa de homenagear nomes e feitos de destaque em 2024.
Ao fim, a programação está assim por ora:
2 de junho - Lançamento da programação.
17 e 18 de junho - 6º Encontro Brasileiro de Organizações de Paradas LGBT+.
19 de junho - 24º Feira Cultural da Diversidade LGBT+.
21 de junho - 5ª Corrida do Orgulho LGBT+.
22 de junho - 29ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo na Avenida Paulista e ParadaSP Ao Vivo (Transmissão da parada em parceria com a Dia TV).
Dezembro - 23º Prêmio Parada SP de Cidadania LGBT+.
Ainda não foi divulgado o tema da marcha deste ano.