29º Mix Brasil terá 117 filmes, teatro, shows e literatura

Edição 2021 do festival contará com sessões on-line e presenciais

Publicado em 05/11/2021
Filme gay Boys Meet Boys tem exibição no Festival Mix Brasil 2021
O alemão 'Boy Meets Boy' é uma das atrações do Panorama Internacional

O 29º Festival Mix Brasil será realizado entre 10 e 21 de novembro e contará com 117 filmes de 28 países, além de espetáculos teatrais, shows, encontros literários, palestras e workshops.

Curta o Guia Gay no Instagram

O evento faz estreia - para convidados - na quarta-feira 10 com o aguardado filme lésbico Benedetta, que fala sobre romance entre freiras e é dirigido por Paul Verhoeven. Na mesma noite, Ellen Oléria faz apresentação on-line aberta ao público.

Na mostra Panorama Internacional, o festival tem dentre os destaques o vencedor da Queer Palm (a palma LGBT) do Festival de Cannes, A Fratura, de Catherine Corsini; Being BeBe - A História de BeBe Zahara Benet, de Emily Branham, documentário sobre a primeira vencedora do RuPaul's Drag Race, BeBe Zahara Benet; e o ganhador do prêmio do júri Teddy no Festival de Berlim, Instruções de Sobrevivência, de Yana Ugrekhelidze.

Filme lésbico Benedetta é atração do 29º Mix Brasil
Drama lésbico 'Benedetta' será exibido na abertura do festival para convidados

Outros alemães são Bliss, de Henrika Kull, que fez parte da seleção oficial do Panorama da Berlinale, Frameline e Queer Lisboa; e Boy Meets Boy, de Daniel Sánchez Lopéz, prêmio especial do júri no Festival Molodist de Kiev.

O panamenho Wigudun, Alma de Dois Espíritos, de Fernando Muñoz e Raphael Salazar, faz estreia mundial no festival. Da Argentina vem Canela, de Cecilia Del Valle, melhor filme da crítica do Vancouver Latin American Film Festival; da Coreia do Sul, Um Lugar Distante, de Park Kun-young, vencedor do grande prêmio do júri no Outfest Los Angeles; e da Espanha, Sedimentos, de Adrián Silvestre, menção honrosa no mesmo festival.

Ney Matogrosso, que completou 80 anos em 2021, receberá o prêmio Ícone Mix Brasil e será tema de mostra com cinco filmes dedicados a ele, tais como Ney À Flor da Pele, de Felipe Nepomuceno.

Deserto Particular, de Aly Muritiba, é o destaque da mostra Competitiva Brasil. O longa é o pré-candidato brasileiro a uma vaga na categoria melhor filme estrangeiro do Oscar 2022. Mais seis filmes desta mostra assim como outros 85 filmes já haviam sido divulgados.

Deserto Particular: filme trans será exibido no Mix Brasil 2021
Road movie trans 'Deserto Particular' tem exibição no festival

Os cinco espetáculos que integram a mostra Dramática são: Ele, de Oliver Olivia; O que Resta?, de Thiago Vilanova e Edson Thiago Rossi; O Silêncio Anuncia o Grito ou Voz Bixa, de Marco Antonio Oliveira; Sobrevida, de Jacques Machado; e Venganza: Pega Homem?, de Laís Efstathiadis e Wini Lippi. Eles terão sessões de 12 a 14 de novembro no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, e serão disponibilizados on-line a partir do dia 17.

Silvetty Montilla apresentará concurso de novos talentos dentro do Mix Music, que se encerra com show da cantora Raquel, fundadora da banda As Bahias e a Cozinha Mineira.

A quarta edição do Mix Literário, com curadoria de Alexandre Rabello, tem dentre os destaques a edição revista e ampliada de Seis Balas num Buraco Só, de João Silvério Trevisan, além de Palavra de Escritora, Acadêmica e Puta: Fricções entre a Confissão e a Ficção com a escritora argentina Camila Sosa Villada, e Cartas, Segredos, Confissões: a Intimidade Queer Sob Lente de Aumento, com Stênio Gardel e André Mung.

O Mix Talks trará atores, jornalistas, publicitários, escritores e influenciadores para debateram temas como "Onlyfans: democracia e mercantilização da indústria do entretenimento adulto"; "Ser plural: nós, indígenas LGBTQIA+", "Lésbicas, visíveis para quem?", e “Censura moral ontem e hoje”.

Por fim, Marisa Orth continua no comando do Show do Gongo, noite tradicional dentro do Mix que apresenta filmes inscritos até o último momento para serem apreciados pela plateia. O evento será realizado no dia 11, às 21h, no Teatro Paulo Eiró.

O Mix Brasil tem direção de André Fischer, direção executiva de Josi Geller e direção de programação de cinema de João Federici. 

Toda a programação é gratuita e parte dela poderá ser assistida pelo site www.mixbrasil.org.br. As sessões presenciais ocorrem no Cinesesc, Centro Cultural São Paulo - Sala Lima Barreto, Museu da Imagem e do Sim (MIS), Teatro Paulo Eiró e Centro Cultural da Diversidade. Os ingressos poderão ser retirados uma hora antes de cada sessão em cada um dos espaços, com exceção do Cinesesc, que disponibilizará os ingressos a partir das 13 horas do dia da sessão até o início do filme.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.