A cena arco-iris de São Paulo, aos poucos, volta a se agitar! Com a entrada da cidade na chamada fase 3-Amarela do controle da pandemia da covid-19, bares, lojas e saunas já funcionam, embora com restrições.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Grande parte dos endereços pode abrir apenas seis horas por dia e com veto a funcionamento à noite. O Guia Gay São Paulo conversou com alguns responsáveis por points LGBT já reabertos. Confira:
Mais
>>> 10 lugares LGBT de SP para você pedir delivery
>>> Pandemia faz balada gay mais antiga de SP vende refeições
Bares
O segmento está dentre os que mais estão prejudicados no plano de contenção ao novo coronavírus. Como é vetado abrir após as 17h, muitos continuam fechados.
Na Praça Roosevelt, o Lekitsch optou por abrir somente aos sábados e domingos entre 11h e 17h, Na reabertura no último fim de semana, os responsáveis contaram à nossa reportagem que o movimento começou só à tarde.
Por determinação estadual, as mesas obedeciam distanciamento e todas as disponíveis ficaram ocupadas.
Na Avenida Doutor Vieira de Carvalho, o templo dos ursos Soda Pop está aberto no mesmo horário, todos os dias.
"O movimento está fraco, por enquanto, somento no sábado e domingo é maior", contou o proprietário do local, Marcelo Silva.
"Para compensar um pouco, estamos servindo almoço de segunda a sábado para comer no bar e por delivery."
E o delivery continua sendo o forte do Up Cozinha & Bar, na Consolação, que tem cardápio de petiscos com inspiração latina. Para beber e comer no local, o sobradinho reabriu apenas aos sábados e domingo, de 11h às 17h..
Cafés
O Romeu & Romeu, charmoso café na região da República também reabriu e serve seus brownies e chocolates quentes de segunda a sexta das 11h às 16h.
Lojas
O comércio reabriu desde o último dia 10, mas também com horários restritos. Com duas unidades em São Paulo - uma no Arouche e outra na Frei Caneca - a Antrato colocou descontos de até 50% nas peças e funciona de segunda a domingo de 11h às 15h.
Também com filiais nas mesmas duas regiões, a Adeh abre de segunda a domingo entre 10h e 16h. O proprietário, Adeh Oliveira, diz que a retomada ainda enfrenta desafios.
"No início, com as quatro horas de abertura foi bem difícil", explica. "Com as seis horas, o movimento ainda é tímido. Estamos intensificando o relacionamento pelas redes sociais."
As compras on-line tiveram aumento médio na Foch, que tem endereço físico no Arouche. "Estamos ainda tentando entender este momento. Com as seis horas (de abertura) melhorou um pouco o movimento. Mas ainda está fraco", diz Alexandre Escudero, sócio da marca.
Saunas
Locais de contato próximo entre os frequentadores, as saunas também precisaram se adaptar a este momento de quarentena.
O Espaço Lagoa, na Consolação, não permite acesso às saunas seca e a vapor, ofurô e academia. O bar funciona normalmente, de segunda a domingo, de 11h às 17h. Uso de máscara é obrigatório e clientes têm temperatura medida na entrada.
Na Top Man, no mesmo bairro, estão disponíveis apenas serviços de estética e relaxamento, como massagem, reflexologia e esfoliação, de segunda a domingo, entre 16h e 22h.
Em Higienópolis, a Wild Thermas Club também oferece somente a parte de beleza e cuidados, como ventosaterapia, massagem tântrica, depilação e limpeza de pele.
Clientes são atendidos de segunda a sábado, de 14h às 20h, com horário agendado.