Um dos endereços gays mais celebrados da noite carioca, o Galeria Café agora tem filial em São Paulo.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Abriu este mês, na Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, zona oeste, a versão paulistana do espaço do casal Claudio Lins e Alexandra Di Calafiori.
Há elevador entre os dois andares, estações para carregamento de celulares e área para admirar artes plásticas.
Com investimento de R$ 3,5 milhões, a casa já veio adaptada para um mundo pós-pandemia. As torneiras dos lavatórios, por exemplo, são acionadas pelos pés.
Em parceria com a Revista Dasartes, está em cartaz, este mês, a exposição Ser Vivo, Livre, Eu, que reúne obras de nomes como Beatriz Menezes, Ramon Vieitez, Rodrigo Martins e Michele Martines.
Quando a casa puder receber eventos, o público poderá conhecer o Coletivo Galeria, evento com programação semanal destinado a fomentar produções de marcas independentes de múltiplas frentes criativas: decoração, roupas, acessórios e gastronomia.
A área gastronômica, aliás, já está a todo vapor. O cardápio vai de entradas como chips de raízes; pratos como salpicão de frango com crocantes de batatas; e panacotta de chocolate branco com granité de morango, dentre as opções de sobremesas.
Aberto em 1998 no Rio, o Galeria foi o local onde Claudio e Alexandra se conheceram. "Nunca fui muito da noite, mas quando me vi solteiro após o primeiro casamento, resolvi me arriscar e sair à caça. E, apesar de o Galeria ter uma frequência majoritariamente gay, rapidamente virou minha casa noturna predileta", relembra Claudio, que é ator, e tem no currículo novelas como Babilônia (2015), em que interpretou o gay Sérgio, par romântico de Marcelo Mello Jr.
"Lá encontrei minha turma e, alguns anos depois, conheci meu grande amor... e olha a sorte: ela era a dona do Galeria. E eu brincava com ela: ‘vou vender meu carro e comprar 2% do Galeria’. Bom... alguns anos depois, a brincadeira ficou séria e me tornei sócio da Xanda. E marido da Xanda! Ou seja, o golpe perfeito", conta, aor risos.
Moradores das proximidades - a um raio de 3 km da casa - têm recebido um "card-convite", uma política de boa vizinhança, que garante um drink ou uma sobremesa na faixa.
Mais informações você tem em nosso Roteiro, o único voltado a eventos LGBT de São Paulo.