Morreu no sábado 10, em São Paulo, a jornalista e produtora cultural Suzy Capó. A causa da morte não foi divulgada. Um dos nomes mais importantes da cena cultural arco-íris brasileira, Suzy foi a criadora do termo "GLS" (gays, lésbicas e simpatizantes).
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A expressão surgiu em 1994 para designar os frequentadores do Festival Mix Brasil, fundado um ano antes por ela e pelo jornalista e empresário André Fischer, na capital paulista.
Desbravador no País, o evento, desde o início, se notabilizou por garimpar expressivas produções cinematográficas de temática LGBT em mostras similares no resto do mundo e fomentar a produção de conteúdo brasileiro. Com sede em São Paulo, o Mix realiza edições menores em vários Estado brasileiros.
Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB), Suzy foi presidente da Associação Cultural Mix Brasil entre 2003 e 2007 e seguiu como curadora do festival até 2009, quando saiu para fundar a Festival Filmes, primeiro selo brasileiro de distribuição de longas-metragens de temática LGBT.
Em 2011, ela criou o PopPorn Festival, com programação de filmes, shows, debates e festas com a sexualidade como linguagem principal. Nos últimos três anos, ela também atuava como curadora do Festival do Rio para produções LGBT e foi uma das criadoras do Prêmio Felix, em 2014, para melhor filme arco-íris do evento.
A diretora do Festival do Rio, Ilda Santiago, lamentou, em sua página no Facebook, a morte da jornalista. "Só consigo agora pensar na importância enorme que teve para a causa LGBT e para o cinema. Só consigo agora me dar conta, tristemente, de que vamos estar sem ela. PQP!! Vai fazer falta!!!! Ficamos com a responsabilidade de tocar o que deixou com o Prêmio Felix."
André Fischer comentou: "Chocado, ainda sem entender. Imensa perda. Suzy Capo amiga de começo de vida adulta. Companheira de Mix". João Federici, atual diretor do Mix Brasil, também expressou dor pela perda da amiga. "Ainda sem acreditar e já sentindo falta de voce Suzy Capó. Você que foi uma grande parceira por muitos anos, companheira de viagens e me mostrou um novo olhar sobre o cinema. Por muitas vezes agradeci publicamente e diretamente por me ensinar e me encaminhar nesse mundo cinematográfico. Aqui fica minha eterna gratidão e minha saudade. Muita luz ! RIP".