Marcio Claesen
Tanto na televisão quanto no cinema, 2013 mostrou-se um ano profícuo para personagens LGBT. Se julgarmos pelas produções já anunciadas, 2014 também reserva momentos que podem gerar discussão e polêmica ao tratarem desse segmento que, acreditem, ainda continua sendo considerado um tabu. Relacionamos algumas produções com estreias garantidas no País:
Janeiro
Looking - A vida de gays bem-sucedidos na cidade do pecado, São Francisco, é o tema da série protagonizada por Jonathan Groff - ator assumidade homossexual - que chega à TV pela HBO. Estreia nos EUA e aqui no Brasil no mesmo dia, 19.
Fevereiro
Em Família - Giovanna Antonelli vai largar o marido Reynaldo Gianecchini para se jogar numa grande paixão pela fotógrafa vivida por Tainá Müller. Essa é um das tramas principais da próxima novela das nove, assinada por Manoel Carlos. Promete. Estreia na TV Globo dia 03.
Olho Nu - O próprio Ney Matogrosso convidou Joel Pizzini para dirigir sua cinebiografia. Um pouco do restante das mais de 500 horas gravadas de material virará uma série para o Canal Brasil. O longa chega aos cinemas dia 07. A série ainda não tem data definida.
Versos de um Crime - O diretor John Krokidas afirmou que nunca viu uma cena de perda de virgindade em sexo gay tão verídica quanto a protagonizada por Daniel Radcliffe nesse filme. Ficou curioso? O ex-Harry Potter interpreta o poeta beat Allen Ginsberg no longa que estreia dia 21.
Março
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho - A história do jovem Leonardo (Guilherme Lobo), estudante cego que se apaixona por um colega da escola, surgiu no premiado curta Eu Não Quero Voltar Sozinho (2010) e agora é desmembrada no longa, do mesmo diretor, Daniel Ribeiro, selecionado para o Festival de Berlim. Chega aos nossos cinemas dia 28.
Abril
Pé na Cova - Odete Roitman (Luma Costa) ficará grávida por inseminação artifical de Markassa (Mauricio Rodrigues) na terceira temporada da elogiada série de Miguel Falabella. A stripper, que é casada com Tamanco (Mart'nalia) já havia adotado um filho com a esposa na temporada anterior. Estreia (a confirmar) no dia 1º.
Maio
Geração Brasil - O ótimo Luiz Miranda aparecerá em sua primeira novela como mãe de Lázaro Ramos. A personagem será uma transexual, que realizou a operação de readequação ao sexo na próxima trama das sete de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira (de Cheias de Charme). Estreia dia 05.
Agosto/Setembro
Aguinaldo Silva, o criador do mordomo Crô, que conquistou a TV (na novela Fina Estampa) e os cinemas (no longa homônimo) prometeu em seu blog um personagem gay como nunca foi visto antes na televisão em sua próxima trama, ainda sem título, que sucederá a Em Família, na Globo.