Lançamento de 'Mama: Um Relato de Maternidade Homoafetiva'


Tarde de autógrafos com Marcela Tiboni de livro que relata processo de maternidade dela com a esposa, Melanie.

Ser mãe não é uma tarefa fácil. Se você tem uma relação homossexual, esse processo pode ser ainda mais complicado. Foi isso o que a escritora Marcela Tiboni e sua mulher, Melanie Graille, vivenciaram quando decidiram que iriam aumentar a família e engravidar.

Ao tomarem essa decisão, a dupla sentiu uma enorme dificuldade em encontrar informações sobre todo o processo em livros e foi daí que Marcela resolveu que iria transformar o relato de sua experiência no livro Mama: Um Relato de Maternidade Homoafetiva, que sai pela Dita Livros em junho, marcando também a abertura de uma nova editora nacional.

Mama: Um Relato de Maternidade Homoafetiva aborda de maneira leve todas as fases do projeto maternidade de Marcela e Melanie, desde a conversa entre as duas, que deu o pontapé inicial nesse plano, passando pela decisão de quem seriam os óvulos e em que barriga eles seriam implantados, até a decisão de que Marcela faria um tratamento para também amamentar os gêmeos Bernardo e Iolanda.

Ao amamentar seus filhos, mesmo sem ter sido ela a gestar, Marcela literalmente peita, num equilíbrio entre força e delicadeza, os preconceitos e intolerâncias da sociedade. Momentos como o casal se conheceu e reação de pessoas próximas à notícia da gravidez também fazem parte da obra

O lançamento do livro acontece no mesmo dia da Caminhada de Mulheres Lésbicas e Bissexuais de São Paulo e no mesmo final de semana da Parada LGBT.

A edição do livro ajuda a contar a história da família de Marcela e Melanie de maneira mais leve e divertida. As ilustrações de Giovanna Poletto retratam alguns momentos importantes e o texto também traz mensagens do casal em redes sociais, meio que as ajudou muito a tirar dúvidas e conseguir informações sobre a maternidade homoafetiva.

"Escrever um livro desse, para mim, é mais do que contar minha história e da minha família. Ele é um ato de militância, assim como viver a maternidade também o é nos dias atuais. Além disso, durante todo a nossa caminhada para nos tornarmos mães, começamos a interagir em nossas redes sociais e em fórum específicos e ver que existem muitas dúvidas sobre o tema. Esse não é um livro técnico, muito pelo contrário, afinal, não tenho formação técnica. É um relato e acredito que ele elucida muitas questões e pode contribuir para a construção de uma série de outras famílias", explica Marcela.

A autora diz ainda que ter no livro trechos retirados das suas redes sociais e da esposa também é um processo significativo. ""ogo que engravidamos, fui numa grande livraria em busca de algum título sobre assunto. Fiquei espantada ao não achar nenhum título sobre o tema. Achava somente algumas coisas em livros jurídicos. Uma prima da Mel, que mora na Inglaterra, nos enviou um título que só se encontrava lá. Foi a internet, por meio de Facebook, Instagram e blogs que fomos juntando um material que nos serviu de base. Se a gente tivesse a ideia de engravidar na década de 1990, duvido que teríamos acesso às informações que conseguimos", supõe a autora.

Esse é o primeiro livro que Marcela Tiboni escreve. Antes, ela atuava como artista visual. "O mais perto que cheguei de uma escritora foi redigir minha tese de mestrado. Quando sentimos essa dificuldade de encontrar literatura especializada em maternidade homoafetiva, eu já tirei a ideia da cabeça e comecei a escrever. Posso dizer que o livro foi a minha gestação. A Melanie tinha uma série de mudanças acontecendo no corpo dela, eu não. Só tinha uma baita ansiedade", conta.

O livro foi todo escrito no ateliê de Marcela, que aos poucos vem se transformando mais e mais num espaço de uma escritora. Ela começou a escrever em 2017 e as crianças nasceram em 2018. Agora, em 2019, nasce o livro e Marcela diz que tem a cabeça fervilhando para colocar em práticas outros projetos voltados para a literatura, sempre orbitando em torno desse tema.

"Há muito o que se falar ainda. Espero que esse trabalho contribua para criar uma sociedade que receba melhor famílias como a minha".

Mama: Um relato de maternidade homoafetiva
Autora: Marcela Tiboni
Ilustrações: Giovanna Poletto
Editora: Dita Livros
288 páginas

Fotos: Rogério Albuquerque

  Evento em 22/06/2019Casa Plana
   Gratuito.
   22/06/2019
       Sábado - 16h
Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.