Por Marcio Claesen
Eles e elas conseguem destaque no meio arco-íris, mobilizam pessoas e fazem trabalho reconhecido. Por tudo isso, os seus nomes estão na lista dos 10 LGBT Mais Influentes de São Paulo, promovida pelo Guia Gay São Paulo e agora divulgada.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A eleição inédita foi elaborada por votos dados por 37 LGBT da cidade com atuação em diversas áreas e teve curadoria da equipe do site. Pedimos a cada um que sugerisse até dez nomes (que não fosse o seu) e os mais votados estão aqui. Há artistas, gestor público, empresários, agitadores culturais e políticos. Eis quem marcou 2014 com sua influência.
10º Pedro HMC
Formado designer, destacou-se mesmo como roteirista de programas de humor, a exemplo de CQC, Marcelo Adnet Ao Vivo e Furo MTV. Em 2014, lançou seu próprio projeto, o canal na web Põe na Roda, que ganhou repercussão nacional ao aliar direitos e comportamento gay ao humor.
9º Cassio Rodrigo
Completou em 2014 uma década de atuação na gestão pública em direitos humanos e cultura. Filiado ao PSDB e candidato a deputado estadual em 2014, Cassio teve como destaque no ano sua atuação como assessor de Cultura para Gêneros e Etnias na Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
8° Douglas Drumond
O mineiro é o maior nome em diversão adulta para homens gays e bissexuais no Brasil. Idealizador do 269 Chilli Pepper Single Hotel, complexo do prazer e relaxamento que figura dentre um dos maiores do mundo. Sempre é lembrado na mídia quando o assunto é empreendedorismo e mercado gays.
7° Laerte Coutinho
Um dos principais nomes dos quadrinhos brasileiros, Laerte Coutinho é autora de personagens memoráveis como Piratas do Tietê. Começou a assumir para si mesma sua transexualidade há cerca de uma década, mas apenas nos últimos anos tornou-a pública. Fincou-se como grande porta-voz do movimento transgênero e ganhou bela exposição no Itaú Cultural em 2014, a Ocupação Laerte.
6° José Victor
O grande pai da família arteira da Blue Space, templo das drag queens da cidade e justamente reverenciado. Em 2014, o clube azul da Barra Funda completou 18 anos construídos por investimento em super performances e com elenco estelar de transformistas.
5° Todd Tomorrow
Candidato a deputado estadual pelo PSOL em São Paulo nas últimas eleições, Todd Tomorrow levantou a bandeira LGBT e da cultura, ganhou apoio de famosos e conquistou grande número de seguidores nas redes sociais. As urnas lhe deram mais de 19 mil votos, o terceiro lugar dentre os candidatos de seu partido e a primeira suplência. O sucesso já o gabaritou à candidatura a vereador em 2016.
4° André Pomba
Produtor cultural e DJ do clube A Lôca, André Pomba mantém blog bastante atualizado sobre arte e assuntos arco-íris. Ativista LGBT, ele foi candidato a deputado federal pelo PV em 2014 e é uma das vozes LGBT mais fortes no partido por meio do PV Diversidade. Por seu esforço, os verdes utilizaram tempo de propaganda política no Estado para exibir propostas LGBT.
3° André Almada
Dono do clube The Week, reconhecido internacionalmente, André Almada reúne uma legião de seguidores em todos os seus projetos. Seu "universo perfeito" made in São Paulo agita Floripa, Rio e várias cidade do mundo. É referência em consumo gay. Também comanda o site Universo AA, lançando no início do ano e que aborda temas como artes plásticas, moda e turismo.
2° André Fischer
Fundador do Mix Brasil, primeiro site brasileiro dedicado aos LGBT, André Fischer segura a bandeira arco-íris há mais de 20 anos. O jornalista é um dos responsáveis pelo Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, que em 2014 chegou à 22ª edição. O ano, entretanto, fica marcado por sua saída do site e da revista gay Junior e pelo fim do seu programa LGBT na rádio CBN.
1° Silvetty Montilla
São 27 anos de carreira. Tanta estrada pavimentada pelo talento fez de Silvetty Montilla um dos maiores nomes dos palcos gays do País. Referência para inúmeras drags que vieram depois, ela explora seu lado atriz: teve sucesso nos palcos no espetáculo Terça Insana e divertiu também no cinema no longa Do lado de Fora. Na internet, foi a apresentadora do Academia de Drags. Candidatou-se a deputada estadual pelo PV-SP. Obteve quase 14 mil votos. Arte, política e riso resultaram no titulo de LGBT mais influente de São Paulo.
Veja entrevista com Silvetty Montilla, a LGBT Mais Influente de São Paulo em 2014.
Participaram da votação: Acácio Brindo, Adriana Silva, Alessandro Melchior, Alexandre Carvalho, Anderson Azevedo, André Pomba, Barbara Gancia, Beto de Jesus, Bill Santos, Bob Yang, Celso Dossi, Dionisio Neto, Eduardo Viola, Fernando Moreno, Franco Reinaudo, Heloísa Alves, Ioiô Vieira de Carvalho, Jackson Araujo, James Cimino, Junior Garrido, Laerte Coutinho, Laura Bacellar, Lufe Steffen, Luís Arruda, Mariana Mercury, Marina Lima, Mauro Senne, Nany People, Pedro HMC, Rey Neves, Rodrigo Zanardi, Salete Campari, Silvetty Montilla, Tchaka Drag Queen, Todd Tomorrow, Tony Goes e Vitor Ângelo