Mesmo 35 anos após ser diagnosticada, a aids continua a gerar dúvidas e interpretações errôneas. Um exemplo: 1 em cada 10 homens gays e bissexuais acreditam que o vírus HIV pode ser transmitido pelo beijo.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A pesquisa, realizada pelo instituto YouGov e peloThe Terrence Higgins Trust, também identificou que 30% dessa população acredita que se pode contrair o vírus partilhando uma escova de dentes.
Mais
>>> HIV no Brasil volta a se concentrar em gays, homens bis e trans
>>> QUIZ: Você teria relacionamento com soropositivo?
"Felizmente agora sabemos mais sobre como o HIV é e não é transmitido", disse o presidente da entidade, Ian Green. "Mas ainda que a ciência tenha avançado, podemos ver hoje que os mitos imprecisos dos anos 1980 ainda estão profundamente enraizados na sociedade, tanto em termos de como o HIV é transmitido e de como é viver com o HIV."
"A má compreensão do vírus pode alimentar o estigma e causar um imenso sofrimento para as pessoas que recebem um diagnóstico de HIV. Muito mais precisa ser feito para atualizar os britânicos do que significa o HIV em 2016", disse.
A pesquisa foi realizada com 2 mil adultos no Reino Unido, sendo 118 deles homens gays e bissexuais. Estima-se que existam 101.200 pessoas vivendo com HIV no Reino Unido, dos quais 13.500 são não diagnosticados.