Um dos temas mais delicados dentro da diversidade de orientação sexual e identidade de gênero, o suicídio, ganhou importante dado. Levantamento feito no Sistema Único de Saúde (SUS) entre 2015 e 2017 encontrou 1.752 casos de tentativas de LGBT tirarem a própria vida.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Um dos aspectos que chamou a atenção do autores do estudo foi a idade de quem passou por essa situação. A maioria foi de adultos (entre 20 e 59 anos de idade), que representaram 71% dos casos.
Mais
>>> 61% dos casos de violência sofrida por LGBT ocorreram em casa
O segundo segmento em quantidade é o de adolescentes entre 15 e 19 anos de idade, com 22,7%. O levantamento não mostra os números relativos a jovens de 10 a 14 anos e a idosos (60 anos ou mais).
A pesquisa, publicada na Revista Brasileira de Epidemiologia, chama-se Perfil das Notificações de Violências em Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais Registradas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação, Brasil, 2015 a 2017.
Não é feito comparativo do número de LGBT que tentaram suicídio com a taxa da população em geral.
O estudo não inclui os suicídios consumados e tem com base informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), aplicado no SUS.
Desde outubro de 2014, esse sistema, que diz respeito a casos de violência interpessoal ou autoprovocada, inclui orientação sexual e identidade de gênero.