Nova vacina contra o HIV começa a ser testada na África

Imunizante foi desenvolvido por parceria internacional

Publicado em 30/08/2021
vacina hiv
Estudo envolverá 88 adultos, HIV negativos, entre 18 e 55 anos. Foto: Depositphotos

Nova vacina para prevenir a infecção pelo HIV começou a ser testada, desta vez, na África.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

As doses já têm sido administradas no Centro de Pesquisa em Saúde da Família em Lusaka, na Zâmbia. Os testes se estenderão também por Quênia e Uganda.

O imunizante foi desenvolvido por parceria entre Europa e África em busca de vacina contra a aids e é chamado de Great (na sigla, em inglês), a qual tem a Universidade de Oxford como a principal afiliada.

"As parcerias internacionais são cruciais no desenvolvimento e avaliação de candidatas a vacinas contra o HIV em países e comunidades onde as vacinas contra o HIV terão, em última instância, o maior impacto na saúde pública", disse o diretor do centro na Zâmbia e principal cientista do estudo, o médico William Kilembe.

O objetivo do ensaio, chamado HIV-CORE 006, é avaliar a segurança, a tolerância e imunoginicidade da nova HIVconsvX, vacina que visa uma ampla gama de variantes do HIV e cepas em quaisquer regiões geográficas do planeta.

O estudo envolverá 88 adultos, HIV negativos, entre 18 e 55 anos, considerados sem alto risco de infecção. Eles tomarão duas doses (com intervalo de quatro semanas) da vacina.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.