Já está disponível na rede pública de saúde de São Paulo vacinas contra o HPV para meninos, adolescentes e jovens.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
O foco é em dois grupos: todos os garotos de 12 e 13 anos e os meninos e jovens de 9 a 26 anos que tenham HIV. O objetivo da vacinação, de acordo com a coordenadora de Imunização do município, Maria Lígia Bacciotte Ramos Nergeré, é diminuir a incidência de câncer de pênis e também a transmissão de HPV para as meninas.
O grupo de meninos de 12 e 13 anos deve tomar a vacina em duas doses, com intervalo de seis meses. Este grupo é um desdobramento de campanha nacional que começou em 2014 a vacinar meninas nessa faixa etária. O foco - tanto com os meninos quanto com as meninas - é imunizar os pré-adolescentes antes que eles iniciem a vida sexual e tenham contato com o HPV.
A meta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar 80% do público-alvo, que corresponde a aproximadamente 86.500 meninos de 12 anos e 88.500 de 13.
O outro grupo - de meninos de 9 a 26 anos com HIV - deve apresentar prescrição médica e tomar três doses com intervalos de dois e seis meses após a primeira dose.
As doses podem ser aplicadas de segunda a sexta, de 7h às 19h em 455 Unidades Básicas de Saúde. A relação dos lugares pode ser obtida pelo telefone 156.